5 mistérios da Ilha de Páscoa

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Pascoa

A Ilha de Páscoa é um dos locais mais misteriosos do mundo, guardando vários segredos em seus magníficos Moais. No artigo de hoje vamos conhecer cinco mistérios da Ilha de Páscoa.

  1. O motivo dos Moais

4118515555551681254865415

Um dos fatos mais intrigantes sobre os Moais é o motivo pelo qual eles foram construídos. Não se sabe ao certo o porquê de terem sido erguidos e nem porque chegaram a tal número uma vez que existem ao todo 887 finalizados e mais de 300 incompletos.

Teorias ligam a existência dos Moais a algum culto realizado pelos Rapanui, a população da ilha, em relação a seus deuses. Outras teorias dizem que os monumentos seriam uma homenagem a tais divindades.

  1. Como foram transportados os Moais

1913216516516516516513218746515443651846124874

Outro mistério é o de como Tais estruturas que chegavam a pesar mais de 20 toneladas puderam ser transportadas por distâncias de até 10 km em terreno impróprio para tal.

Várias teorias tentaram explicar tal fato e vão desde que os Rapanui teriam transportado as estátuas em cima de toras de madeira montadas com óleo de palma até mesmo a que receberam ajuda de seres de outros planetas para realizar o transporte.

Tradições orais dos povos nativos da Ilha afirmam que as estátuas se deslocaram até o seu local andando. Outras histórias antigas dizem que foi o poder dos sacerdotes que realizou o transporte das estátuas um pouco a cada dia.

  1. América ou Oceania?

A teoria mais aceita pelos meios científicos é a de que os habitantes da Ilha de Páscoa teriam vindo da Polinésia, realizando a travessia por meio de canoas.

Mais recentemente, outros pesquisadores passaram a afirmar que na verdade os habitantes da Ilha de Páscoa teriam vindo da América do Sul, provavelmente de terras que hoje formam o peru.

  1. Língua perdida

rongo rongo

Os moradores da Ilha de Páscoa possuem uma linguagem chamada Rongo Rongo e a utilizaram para deixar mensagens que foram encontradas na ilha. Apesar de vários esforços, até hoje os pesquisadores não conseguiram decifrar o que queriam dizer.

  1. A guerra civil

A Ilha de Páscoa teve seu apogeu em uma população de cerca de 9000 pessoas, entretanto Existem relatos de que em dado momento ocorreu uma guerra civil entre os clãs existentes e tal conflito causou a morte da maioria da população restando aproximadamente 2000 pessoas.

Apesar de tradição oral ter resistido até os dias atuais não se tem certeza exatamente dos motivos de tal conflito e se realmente ele ocorreu.

Até a próxima!!

Fontes: Mais Curiosidade, Mega Curioso, Colégio Web, Facts Legend, Listverse