7 fatos que você deveria conhecer sobre a soja

7 Flares Facebook 7 Google+ 0 Email -- 7 Flares ×

 

soja

O produto agrícola mais produzido em nosso país é a soja, exportada a vários países e com vários usos na alimentação humana e animal. Sobre esse versátil alimento, conheça agora 7 fatos que você deveria conhecer sobre a soja:

1. Estima-se que 70% dos alimentos processados possuem a soja em sua composição;

2. A carne de soja, conhecida também como proteína texturizada de soja, foi criada no ano de 1922, por um grupo de norte americanos, seguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Por serem vegetarianos, buscavam uma alternativa a proteína animal em seus cardápios.soja 3

3. Apenas no século XVIII, a soja veio para o Brasil, sendo inicialmente cultivada no estado da Bahia. Foi disseminada pelo restante do território nacional pelos imigrantes japoneses.

4. A palavra soja deriva do japonês Shoyu, mesmo nome do molho de soja japonês que utilizamos em nossas cozinhas.

5. Os países que mais produzem o grão ao redor do mundo são em ordem decrescente: Estados Unidos, Brasil, Argentina, China, Paraguai, Índia e Canadá.

6. No Brasil a região que mais produz soja é o Centro Oeste, seguido do Sul, Sudeste, Nordeste e Norte, nesta ordem de produção. Em se tratando de estados, o maior produtor é o Mato Grosso, seguido pelo Paraná e com o Rio Grande do Sul em terceiro lugar.

soja2

7. Apesar de surgirem novas pragas a cada safra, o maior desafio que os produtores enfrentam ainda é a ferrugem asiática, tipo de fungo que causa enormes perdas, fazendo que se perca toda a produção se cuidados não forem tomados no período correto.

Até a próxima!!

Fontes: Mais que Curiosidade, Pop Tudo, Superinteressante. Embrapa