7 fatos que você deveria conhecer sobre o sal

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

salt-1884166_960_720

Essa substância é um dos principais ingredientes na maioria dos pratos em todas as culturas e também um dos maiores vilões para a circulação sanguínea. Vamos conhecer hoje 7 fatos sobre o sal:

  1. Valendo tanto quanto dinheiro

Várias culturas do mundo antigo realizavam pagamento dos funcionários com sal. Um dos principais foi o Império Romano, daí nasceram as palavras salário e soldo. Já soldado é uma derivação da palavra soldo, ou seja, aquele que era pago em Sal.

  1. Elemento na religião

Várias religiões do mundo utiliza o sal em seus rituais e para representar vários elementos em sua cultura. Um dos usos mais comuns é para afastar o mau olhado.

  1. Derretendo a neve

Nos países frios se utiliza muito o sal para derreter a neve das estradas e ruas durante o período do inverno. Sem ele, as vias se tornam extremamente escorregadias.

  1. Lesmas

Um dos maiores inimigos das lesmas é o sal, existindo a crença popular de que quando entram em contato com a substância tais animais derretem. Na verdade o que ocorre é que a substância absorve a umidade de seus corpos, fazendo com que os animais morram.

  1. Salar de Uyuni

5938089687_5fe05d0a68_b

O Salar de Uyuni é o maior de seu tipo em todo o mundo e possui uma área de mais de 6.000 km quadrados, ele possui uma característica única pois quando se forma uma fina camada de água em sua parte superior, sua refletividade permite que seja realizada calibragem de equipamentos científicos de observação do espaço.

  1. Caro como sal

Durante a idade média o sal era tão caro que às vezes era chamado de “ouro branco”, tanto era assim que em alguns locais apenas membros da realeza tinham acesso a ele.

  1. Da mesma forma que antigamente
Sal Extraído em Guerande

Sal Extraído em Guerande

Em Guerande, litoral da França, o sal ainda é retirado do mar da mesma forma como era feito pelos antigos Celtas. O método consiste em utilizar cestos através dos quais a água do mar tem de passar. Ele se torna muito caro e também muito procurado mas não é utilizado diretamente na culinária e sim para polvilhar nos alimentos antes de servir.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre o café – parte II e 7 fatos que você deveria conhecer sobre Londres

Fontes: Café Sem Pó, Mais Curiosidade, Site de Curiosidades, Listverse, Express, Beauty and Tips, Today I Found Out, Everyday Health, Food Republic, Masters and Health Care, Mentalfloss, Organic Facts, Finances Online