7 fatos que você deveria conhecer sobre o Titanic

35 Flares Facebook 35 Google+ 0 Email -- 35 Flares ×

Titanic 2

Esse foi um dos mais conhecidos e investigados desastres navais de todos os tempos, ganhou livros, filmes e muitas lendas urbanas. Traremos 7 fatos que você deveria conhecer sobre o Titanic.

1. Lançado para ser o mais impressionante e luxuoso navio de passageiros de sua época, o RMS Titanic possuía 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos a carvão e com suas três hélices conseguia uma velocidade máxima de 23 nós, ou 44 quilômetros por hora.

2. Um dos fatos mais marcantes em relação ao RMS Titanic sem dúvida foi o fato de que ele não chegou nem mesmo a fazer uma segunda viagem, em sua inauguração afundou depois de ter se chocado com um Iceberg no Atlântico Norte.

Titanic

3. Apesar de barcos salva-vidas não serem suficientes para todos os passageiros e tripulação, houve mais um problema em sua operação, eles partiram em média com pouco mais de metade de seus ocupantes.

4. Apesar de termos a imagem do navio e suas quatro chaminés em nossa memória, apenas três delas operavam a quarta esta no projeto apenas para decorar o navio.

5. Quem assistiu ao filme de James Cameron do ano de 1997 lembra-se de uma das cenas mais comoventes, aquela em que a orquestra tocava no convés do navio durante o naufrágio, o que poucas pessoas sabem é que a cena realmente aconteceu. Os homens da orquestra permaneceram tocando com o intuito de acalmar os passageiros durante o procedimento de evacuação.

6. Apesar de que a água na área do naufrágio estava a 2º C negativos, e que nessa temperatura uma pessoa sobreviveria por apenas 15 minutos em média um ajudante de cozinha ficou por quase duas horas na água. Na época a sua sobrevivência foi creditada a grande quantidade de Whisky que havia ingerido.

Titanic 3

7. Um dos maiores mistérios que ainda mexem com a imaginação popular é o navio que foi visto próximo ao naufrágio do Titanic e não foi ao seu socorro. Os passageiros relataram que avistaram luzes ao longe que ao invés de ir ao seu socorro, se afastaram. 

Vários relatos afirmam que se tratava do navio Californian, que estava parado a poucos quilômetros para evitar os icebergs da rota. Apesar das acusações, relatos da época dizem que o operador de rádio do Californian teria ido dormir e não ouviu nenhum pedido de socorro do Titanic. Suspeitas diziam que o navio que fugiu era um pesqueiro irregular que não foi ao encontro dos desesperados náufragos por medo de ser punido. 

O salvamento foi realizado pelo navio Carpathia que chegou até o local somente 4 horas depois do pedido de socorro.

Até a próxima!!

Fontes: Titanic em Foco, Mega Curioso, o buteco da net