7 fatos que você deveria conhecer sobre os raios

8 Flares Facebook 8 Google+ 0 Email -- 8 Flares ×

raio

Os raios fazem parte de uma das forças mais devastadoras da natureza, podem ser extremamente bonitos, mas também extremamente perigosos e são potencialmente mortais se atingem os locais onde pessoas estão.

A seguir veja 7 fatos que você deveria saber sobre os raios:

1. Vários pesquisadores acreditam que os raios fizeram parte do processo de formação do planeta terra, em virtude de várias descargas que a quebra de moléculas de amônia, metano, hidrogênio e vapor d’água e a formação dos primeiros aminoácidos

2. Não é apenas em tempestades que se observam raios, durante erupções vulcânicas e tempestades de areia, descargas elétricas também podem ser observadas.

raio2

3. Os raios, os relâmpagos e os trovões são coisas bem diferentes, apesar de muitas pessoas confundi-las. Os primeiros são uma descarga de eletricidade que se dá entre as nuvens e o solo ou entre nuvens. O clarão que é gerado pelo raio é chamado de relâmpago. O som que vem em seguida é o trovão. O que gera o som do trovão é o aquecimento rápido do ar em torno do raio, tendo em vista que o som tem velocidade muito menor a da luz, vemos o clarão muito antes de ouvir o trovão.

4. Uma das crendices mais difundidas sobre os raios é a de que ele não cai duas vezes no mesmo lugar, entretanto essa afirmação é claramente falsa, os para-raios que são instalados para receber raios e atrair parte da eletricidade atmosférica recebem vários raios ao longo de sua vida útil.

5. A ocorrência de raios está aumentando gradativamente, segundo cientistas, tal fato ocorre principalmente por conta do aquecimento global, mas o crescimento da urbanização também tem aumentado a sua ocorrência.

6. Quando um raio cai, a sua temperatura é superior a da superfície do sol.

raio3

7. Segundo pesquisadores, o Brasil é o país que mais recebe raios anualmente, em parte por conta de sua grande extensão, mas também por conta dos níveis de precipitação em nosso país. Todo ano morrem em média 133 pessoas no Brasil atingidas por raios.

Até a próxima!!

Fontes: UOL, Portal Arcos, Brasil Escola, Inpe