7 fatos que você deveria saber sobre Nelson Mandela

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela é uma das figuras mais conhecidas e lembradas do século passado. Lutou contra a política de segregação racial existente na África do Sul e passou mais de duas décadas de sua vida preso por tal luta. Hoje veremos sete fatos que você deveria saber sobre Nelson Mandela:

  1. Desde cedo, o encrenqueiro

O nome do meio de Mandela – Rolihlahla – tem sua origem na língua xhosa e tem o significado: “aquele que ergue o galho da árvore”. Popularmente, a palavra também pode significar “encrenqueiro”;

  1. A origem de seu nome

Nelson Mandela foi registrado originalmente como Rolihlahla Dalibhunga Mandela, entretanto resolveu acrescentar o nome Nelson. A pessoa que escolheu o nome Nelson foi a sua professora da escola metodista onde estudou, em referencia ao almirante britânico Nelson.

  1. A defesa dos direitos dos negros

Mandela abriu, ainda durante a década de 50, o primeiro escritório sul-africano de advocacia formado por advogados negros. O escritório era voltado também para a defesa dos direitos dos negros.

mandel jovem

  1. Luta armada e prisão

Iniciou a luta contra o Apartheid com 29 anos, inicialmente de forma pacífica junto ao Congresso Nacional Africano – CNA. Depois de um massacre realizado pela polícia sul africana, as operações descambaram para a luta armada. Em 1962 foi preso em uma suposta blitz. As circunstâncias de sua prisão permanecem até os dias atuais sem explicação plausível, mas existe a teoria de que havia um agente norte americano pertencente a CIA controlando os passos de Nelson Mandela. Depois de sua prisão, foi condenado à prisão perpétua e passou 27 anos de sua vida atrás das grades.

  1. Inimigo dos EUA

O nome de Nelson Mandela, assim como o de outros membros do CNA, figurou durante muitos anos na lista dos terroristas que é mantida pelo governo dos Estados Unidos. Só foi retirado em 2008;

  1. Dia de Nelson Mandela

A ONU escolheu o dia 18 de julho, data do seu aniversário, para ser o dia internacional de Nelson Mandela. Nunca antes na história das Nações Unidas tal honraria foi dispensada a uma pessoa;

  1. Fim do Apartheid

Figura central para a devolução dos direitos civis na África do Sul, Nelson Mandela recebeu várias homenagens vindas de diversas partes do mundo. Seu nome foi utilizado para batizar um pássaro pré-histórico, uma espécie de orquídea e Mandela foi membro honorário de várias organizações políticas e esportivas.

Até a próxima!!

Fontes: UOL, History, BBC, Terra, EBC, South Africa History