7 teorias que você deve conhecer sobre a Mona lisa

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Mona Lisa

A Mona Lisa ou La Gioconda é uma das obras de arte mais famosas e enigmáticas da história. No artigo de hoje, vamos conhecer, algumas teorias sobre a obra:

  1. A modelo

Um dos fatos mais intrigantes sobre a pintura é: quem teria sido retratada nela. A maioria dos pesquisadores acredita que o quadro retrata Lisa Gherardini, que era esposa de um rico comerciante da cidade de Florença.

Essa teoria não é aceita por muitas pessoas que acreditam que na verdade o retrato seria de Constânza D’ávalos, uma suposta amante de Giuliano de Médici.

Outras teorias dizem ainda, que seria o próprio rosto de Leonardo da Vinci com feições femininas ou de seu ajudante chamado Gian Giacomo Caprotti;

  1. Grávida??

Segundo alguns pesquisadores canadenses, a partir de análises realizadas na obra, Mona Lisa estaria grávida na época da pintura do quadro. Tal fato teria sido revelado pois a modelo utilizaria uma espécie de véu que na época pertencia às mulheres grávidas. Estaria Mona Lisa grávida realmente??

  1. Iniciais na pupila

leonardo-da-vinci-40396-1-402

O investigador Silvano Vinceti alega que a obra de Leonardo da Vinci possui em sua pupila esquerda a chave para o segredo de sua identidade.

Segundo ele, em análise realizada, foi possível identificar na pupila direita de Mona Lisa as letras LV, iniciais de Leonardo Da Vinci e na esquerda as letras BS e ainda Possivelmente as letras CE. O que poderiam dizes tais letras??

  1. Animais

A teoria de Ron Piccirillo vai além e diz que é possível ver um búfalo, um macaco, uma serpente, e uma cabeça de leão espalhados pelo quadro. Segundo tal teoria a existência de tais animais na obra representaria inveja uma vez que o leão teria sido morto por um leopardo;

  1. A inexistência de sobrancelhas

Mona Lisa Close up

Outro fato curioso acerca de Mona Lisa é que a modelo não possui sobrancelhas. A resposta mais aceita para isso é que uma restauração realizada de forma indevida ainda no século 17 teria removido e essa parte do rosto.

Outra teoria diz que na época, raspar a sobrancelha poderia ser uma moda entre as mulheres italianas e portanto Mona Lisa estaria seguindo essa tendência;

  1. Cenário desconhecido

A maioria dos pesquisadores acredita que Mona Lisa tenha sido pintada em Florença devido à suposta identidade da modelo. Outras pessoas acreditam que na verdade ela teria sido pintada em Bobbio, Montefeltro ou nas proximidades de Piacenza. Algumas outras pessoas situam a pintura como produzida em Milão.

A resposta não é facilmente encontrada, uma vez que o cenário atrás de Mona Lisa não foi identificado como pertencente a nenhum local conhecido da Itália.

  1. Desacordo comercial

A maioria dos pesquisadores acreditam que apesar de ter sido encomendada pelo marido de Lisa Gherardini, o quadro não teria sido recebido por este uma vez que devido à demora em sua produção ele proibiu sua esposa de posar para Leonardo da Vinci e não o pagou. Então o artista vendeu o quadro para o Rei Francisco I, da França. E pasmem, o rei teve a intenção de utilizar o retrato para decorar o seu banheiro.

Outra teoria diz que na verdade o quadro teria realmente pertencido a Francisco I, mas teria chegado a ele por outras mãos já que após a sua confecção a família Gherardini teria recebido o retrato conforme contratado.

Até a próxima!!

Fontes: Superinteressante, A Terra em Marte, Mais Curiosidade, Leituras da História, Mundo Estranho