A chegada do homem à Lua

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

lua 3

Tempos atrás, falamos das teorias que existem dizendo que o homem não foi até a Lua em 1969, hoje falaremos sobre a história oficial dessa conquista da humanidade. Poucos fatos ocorridos durante o século XX foram tão importantes e ao mesmo tempo controversos quanto a chegada do homem a Lua. Conheça hoje um pouco de sua história

Boa parte daquilo dos avanços tecnológicos ocorridos nos anos 60, se deveu a grande corrida espacial e armamentista da qual tomaram parte os Estados Unidos e a União Soviética. Cada um deles lutava pela arma mais potente, pela missão mais avançada, pelo melhor equipamento e pela propaganda que mostrasse sua supremacia em relação ao adversário.

Nessa corrida espacial, os soviéticos enviaram à órbita da Terra o cosmonauta Yuri Gagarin no ano de 1961, o presidente dos Estados Unidos da época, John Kennedy, disse que antes que a década de 60 terminasse, seria enviado um homem a Lua pelos Estados Unidos.

apolo

 

A realização da promessa

A promessa feita por Kennedy foi cumprida no dia 20 de julho de 1969, quando o astronauta Neil Armstrong, depois de ter escorregado na descida das escadas do módulo lunar, pisou na lua, mais precisamente no Mar da Tranquilidade e com isso deixou sua pegada como o primeiro ser humano a pisar em nosso satélite. Armstrong foi seguido por Buzz Aldrin, coletaram vários quilos de pedras para serem estudados pelos cientistas. Michael Colins permaneceu na nave orbitando a lua, aguardando o retorno dos outros homens.

Foram recepcionados com festa após o sucesso de sua missão e são até hoje admirados por terem feito parte da missão que levou o primeiro homem à Lua.

Apollo11

Apesar de todas as controvérsias e alegações de que o homem nunca teria pisado na Lua, que tudo seria uma jogada dos EUA para ganhar a corrida espacial, oficialmente, foram enviadas mais seis missões com mais dezoito pessoas em missões destinadas a Lua. O programa Apolo permaneceu sendo executado até o ano de 1972.

Segundo informações, os custos da Missão Apolo em valores atualizados chega a quase 90 bilhões de dólares, em boa parte, esse foi um dos motivos da não continuação do programa de viagens a Lua. Uma missão não tripulada tem custos muito menores do que isso, muito menos riscos e consegue melhores resultados. Outra alegação para o fim da Missão Apolo é que o que tinha de ser feito na Lua já havia sido feito e não necessitaríamos retornar lá.

Veja também: O homem foi realmente à Lua? e Qual a importância da Lua para o planeta Terra?

Até a Próxima!!

Fontes: Brasil Escola, Terra, Só História, O Povo