Conheça a Cúpula de Runit

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

runit-dome-9[6]

Você já deve ter visto várias vezes a imagem deu uma bomba nuclear explodindo em fotos dos testes realizados pelos países que possuem essa tecnologia ou então inconfundível explosão ocorrida em Hiroshima em 1945. Hoje nós vamos conhecer a história do que ocorreu após os testes nucleares ocorridos em um atol localizado no Oceano Pacífico. Vejam hoje a história na cúpula de Runit.

O atol Enewatak se localiza no território das Ilhas Marshall. O território esteve sob controle japonês durante a Segunda Guerra Mundial e foi tomado pelos Estados Unidos em 1944, servindo como base para o exército e marinha norte-americanos.

10-267

Após o final do conflito, o Atol de Enewetak foi evacuado e o governo norte-americano resolveu utilizar o local para realizar testes nucleares. Entre 1948 e 1958, foram realizados 48 testes nucleares, o local inclusive teve a duvidosa honra de ser o primeiro local a receber o Impacto de uma bomba de hidrogênio, tão destrutiva que chegou a fazer desaparecer uma das pequenas ilhas do Atol e criar uma cratera de um quilômetro de diâmetro.

Apesar do risco de ser contaminados pela radiação, vários antigos moradores do local começaram a retornar durante a década de 70. Ciente do risco de contaminação, o governo norte-americano deu inicio a um programa militar que visava descontaminar totalmente o local.

A descontaminação foi realizada durante um período de aproximadamente 3 anos e foi feita identificando os locais contaminados pela radiação e a eles misturando cimento. Os materiais eram levados até uma das crateras resultantes de uma das explosões e incinerados. Essa montanha de detritos chegou a 8 metros de altura, sendo então necessário que fosse coberto por uma cúpula de concreto com 46 cm de espessura, somente após isso foi possível declarar o local novamente seguro para receber seres humanos. Estava construída a Cúpula de Runit.

rusdome10

O custo final do projeto de limpeza descontaminação foi de 239 milhões de dólares, Além disso, os habitantes do local receberam indenizações devido aos danos causados pelos testes na ordem de 340 milhões de dólares.

Até a próxima!!

Fontes: Mega Curioso, O Mundo Variável, Eduka Vita, Rusmea