A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Declaração de guerra assinada pelo presidente Afonso Pena

Declaração de guerra assinada pelo presidente Wenceslau Brás

A história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial é muito conhecida por todos, o que nem todo mundo sabe é que o Brasil participou também da Primeira Guerra Mundial de forma menos ativa do que no conflito posterior, mas também ao lado dos aliados, contra as potências centrais. Mas você como sabe ocorreu a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial??

Inicialmente, a Primeira Guerra Mundial nem era primeira ainda pois, somente passou a ser primeira quando ocorreu a segunda. A Primeira Grande Guerra se estendeu de 1914 a 1918 e envolveu várias potências europeias, além de outros países ao redor do mundo.

primeira guerra3

O Brasil acabou por ser o único país localizado na América do Sul a entrar em na Primeira Guerra Mundial, e apenas três anos após o início do conflito. Como na Segunda Guerra Mundial, a entrada do Brasil no conflito foi motivada por ataques alemães a embarcações brasileiras. Em 11 de abril de 1917, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha e no dia 20 de maio do mesmo ano, a marinha alemã afundou o navio Tijuca no Oceano Atlântico, próximo da costa da França.

O governo brasileiro confiscou 42 navios pertencentes a empresas alemãs que se encontravam nos portos brasileiros como reparação pelo prejuízo sofrido pela perda do Tijuca.

primeira guerra

Jornal anuncia a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial

A população se mostrou indignada com o desrespeito ao nosso país e exigiu que o governo brasileiro desse uma resposta firme contra a Alemanha, muitos saíram as ruas, manifestaram-se e alguns mais exaltados depredaram estabelecimentos de imigrantes e descendentes de alemães.

Em um primeiro momento, o governo brasileiro, que na época era comandado pelo presidente Wenceslau Brás, não chegou a declarar guerra às potencias centrais, mas seis meses depois, os alemães atacaram novamente, quando torpedearam o cargueiro Macau e prenderam o seu capitão. A reação desta vez foi mais enérgica e o Brasil finalmente declarou guerra à Alemanha, aliando-se aos países que faziam parte da Tríplice Entente.

A participação brasileira no conflito foi menor do que na Segunda Guerra Mundial, mas mesmo assim, enviou médicos e enfermeiras, pessoal da marinha e navios, pilotos de avião e matérias primas. Ao retornarem, as tropas trouxeram consigo a gripe espanhola, ajudando a disseminar o mal que vitimou 20 milhões de pessoas por todo o globo.

Após o final da Guerra, a Alemanha foi obrigada a indenizar o Brasil pelas perdas no comércio de café, através de uma cláusula que foi inserida no Tratado de Versalhes e o Brasil pode ficar com os navios confiscados, os quais foram inseridos em sua companhia de navegação.

Até a próxima!!

Fontes: Brasil Escola, História do Mundo