A Guerra dos Mundos e o poder da mídia

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

guerradosmundos_welles_encenacao_300x220

Você costuma perder a paciência com as pessoas que acreditam em tudo o que é compartilhado nas redes sociais? Então você precisa conhecer essa transmissão de rádio que fez muitas pessoas acreditarem que o Planeta Terra estava sendo invadido por seres de outros planetas.

Em 30 de outubro de 1938, no interior do Estados Unidos, a pequena companhia de teatro Mercury Theater On The Air interpretou uma parte de um livro que tratava da invasão do planeta Terra por extraterrestres. O livro era A Guerra dos Mundos de H.G. Wells e o narrador principal era o talentoso Orson Welles.

Essa interpretação causou o caso de pânico coletivo mais famoso da história e até hoje nos faz pensar sobre o poder da mídia e como ela influencia o pensamento das pessoas.

O caso

A companhia de teatro Mercury Theater On The Air foi criada pelo ator Orson Welles no ano de 1937. No ano seguinte, em uma apresentação realizada na rede de rádios CBS, Welles apresentou uma adaptação sua do livro A Guerra dos Mundos. Esse livro é um romance de ficção científica, escrito por Herbert George Wells em 1898 e trata da invasão do Planeta Terra que seria feita pelos marcianos no início do século XX.

No início da transmissão, para evitar mal-entendidos, foi avisado que se tratava de uma dramatização, e que não deveriam ser levadas a sério as notícias que seriam veiculadas a seguir. Mas o que ocorreu, é que muitas pessoas não acompanharam o início do programa, que foi veiculado de forma extremamente realística, com efeitos especiais e entrevistas com testemunhas do ataque que estava exterminando a raça humana.

Orson Welles - dw

Em seguida as pessoas enlouqueceram, entupiram as linhas telefônicas e as ruas, congestionamentos se formaram com as pessoas que tentavam fugir dos ataques que ouviam pelas ondas do rádio.

Depois de tal transmissão Orson Welles se tornou um ator muito conhecido, a rádio CBS bateu em audiência a sua rival NBC. Mas a principal consequência do caso é a reflexão sobre a nossa fragilidade em relação aos meios de comunicação. Basta vermos em nossas redes sociais, quantas mentiras são veiculadas e se tornam virais propagados muitas vezes por nós mesmos.

Até a próxima!!

Fontes: G1, DW