A Misteriosa Ilha Bouvet

1 Flares Facebook 0 Google+ 1 Email -- 1 Flares ×

Bouvet

A ilha Bouvet, pedaço de terra perdido no meio do nada pertencente à Noruega, é um dos locais mais isolados do planeta Terra. localizada no Atlântico Sul, distante 1700 quilômetros da Antártida, essa Ilha vulcânica de 49 quilômetros quadrados abriga um dos maiores mistérios de nosso mundo.

A ilha não é habitada e tem 90% de sua superfície cobertos de gelo, por ser muito distante de qualquer rota comercial e de comunicação, o local não é muito indicado para ser explorado esportivamente. Para se ter uma ideia de como a ilha está isolada, hoje ela é classificada como uma reserva natural, e a única vez que foi habitada ocorreu entre 1978/1979, quando foi instalada uma pequena estação meteorológica no local.

Já eram mandadas expedições para Ilha desde 1922, entretanto o que mais chamou a atenção das expedições que foram ao local ocorreu em 1964.

Na ocasião, devido ao degelo que havia ocorrido por conta de atividade vulcânica, uma nova área da Ilha ficou exposta, para lá, foi enviada uma expedição Sul Africana chefiada por Allan Crawford. Ao chegar no local de helicóptero, os homens se depararam um bote salva-vidas abandonado flutuando em uma lagoa, os remos pertencentes ao bote se encontravam na praia e junto deles um tanque de cobre.

abandoned-lifeboat-on-bouvet-island

Pelo pequeno período em que puderam observar a ilha, não puderam encontrar nenhum vestígio de qualquer ocupação humana, não foram encontrados vestígios de acampamentos ou de fogueiras, devido ao mau tempo, logo em seguida tiveram de sair dali.

Anos mais tarde, outra expedição foi enviada para a ilha, o mais estranho é que desta vez o bote salva-vidas não foi encontrado, ao vasculhar a praia em busca aos remos e ao tanque de cobre que haviam sido deixados na praia, nada foi encontrado.

Apesar de a primeira ideia que vem a nossa mente ser a de um naufrágio ocorrido nas proximidades, onde os náufragos acabaram encontrando terra firme na inóspita ilha, deve-se considerar que o local está a quase mil quilômetros das rotas de navegação comerciais, além disso, não foi reportado nenhum naufrágio nas proximidades na época e deve ser considerado também, que o bote salva-vidas chegou à ilha entre a expedição anterior, ocorrida em 1955 e a Expedição de Crawford ocorrida em 1964. Além disso, deve ser considerado o fato de que não havia mais nenhum outro equipamento comum entre os náufragos e nenhum corpo foi encontrado.

Uma outra hipótese levantada pelos pesquisadores posteriores diz que o barco teria navegado sozinho por um longo período, indo parar finalmente na ilha. essa hipótese é muito combatida pelo fato de que o barco estava em bom estado de conservação, além disso, os remos e o tanque de cobre estavam longe do barco, parecendo improvável que tais itens teriam caído na praia enquanto o barco teria sido carregado até uma lagoa interior da Ilha.

Expedição anterior à Ilha Bouvet

Expedição anterior à Ilha Bouvet

A terceira hipótese é a mais respeitada entre os pesquisadores. Ela diz que uma expedição anterior desconhecida e não autorizada pelo governo norueguês, teria desembarcado na ilha a procura de algo com o que pudessem lucrar, após não ter encontrado nada, retiraram-se. A hipótese diz que os homens vieram em dois barcos e foram embora em um, ou foram retirados da ilha de helicóptero. Apesar disso muitas pessoas relembram que na expedição seguinte ocorrida apenas dois anos depois da expedição de Crawford, nenhum dos itens foi encontrado.

A terceira hipótese também é combatida pelo fato de que: se os homens foram à terra de barco, por que teria sido retirados de helicóptero, gerando um grande prejuízo pela perda do barco se poderiam ter sido levados desde o início de helicóptero?

Um fato que parece engrossar a história de que uma expedição anterior teria deixado o bote salva-vidas na ilha é o de que existe um relato de que uma expedição soviética teria ido à ilha em 1959 para realizar observação ornitológica. Não se sabe ao certo se dessa observação resultou o abandono do barco salva-vidas ou mesmo que tal expedição tenha descido à ilha Bouvet ou simplesmente realizaram tal observação sem descer a terra firme.

A teoria mais fantástica, alimentada por aqueles que gostam de uma teoria da conspiração diz que a ilha na verdade não seria deserta, mas na verdade, seria habitada por alguém misterioso, que não gosta dos seres humanos, escondendo-se cada vez que eles aparecem. Claro que tal teoria nunca foi levada a sério pelos pesquisadores que tentam explicar a existência do bote na ilha.

O que você acha?? Quem teria abandonado o barco salva-vidas na inóspita ilha Bouvet??  Será que apesar de todas as expedições já realizadas ao local não foi descoberto um misterioso morador, ou seria apenas um resto de uma expedição realizada anteriormente??

Até a próxima!!

Veja também: O mistério do NC16002 e O capitão do Titanic realmente afundou com o navio??

Fontes: Mike Dash History, Historic Mysteries, Now I Know, Mundo Gump, Ah Duvido