Como foi que a Lua se formou??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

lua-1

Ao longo dos anos muitos os estudiosos se debatem sobre a questão de como foi formada a nossa Lua e apesar de não existir uma verdade absoluta que responda essa questão, algumas teorias interessantes foram sendo divulgadas. Hoje vamos conhecer algumas delas.

Teoria do grande impacto

Essa é a teoria mais famosa e mais aceita nos meios científicos. Ela disse que a Terra e um planeta irmão chamado Theia se chocaram sendo que Theia teria levado a pior e foi destruído. Grande parte de sua massa condensou-se com a da Terra e uma parte juntou-se para formar a Lua.

As críticas a essa teoria dizem que assim fosse, a Lua deveria possuir uma massa de pelo menos 70% da massa da Terra e possuir uma composição bem diferente da encontrada em nosso planeta, outra evidência que não é encontrada.

asteroide

Teoria da coacreção ou condensação

Essa teoria diz que a Terra e a Lua se formaram no mesmo momento, provavelmente algum período depois do Big Bang a partir da nebulosa proto planetária. E teriam se condensado no material existente no espaço dando origem a um planeta e um satélite.

Essa teoria é criticada pelo fato de não explicar uma questão: Se os dois corpos se formaram na mesma época, qual é o motivo de não se fundirem em mesmo planeta e o motivo de a Terra e a Lua possuírem densidades diferentes.

Teoria da fissão

Essa teoria foi proposta por George Darwin, filho de Charles Darwin, no século 19 e dizia que a Lua seria formada por pedaços da própria terra que teriam sido lançados ao espaço devido ao rápido movimento de rotação ocorrido logo após a formação do nosso planeta. Foi proposto inclusive que a lua seria formada por rochas que teriam sido expulsas do local onde hoje existe Oceano Pacífico.

Essa teoria acabou caindo por terra quando as primeiras missões tripuladas à Lua recolheram rochas lunares e em análise perceberam que não se tratava de rochas existentes no Oceano Pacífico. Além disso uma força capaz de arrancar pedaço da terra teria destruindo o nosso planeta.

nasaplanetaterra01

Teoria das duas luas

Essa teoria diz que o Planeta Terra possuiria em seu início duas luas em sua órbita. Em determinado momento, tais luas teriam se chocado e teriam formado o satélite como o conhecemos.

Apesar de possuir muitos defensores entre os pesquisadores, ela não pode ser provada ainda, tendo em vista que não foram encontradas evidências de sua ocorrência.

Teoria do impacto dos planetesimais

Tal teoria diz que a Lua se formou e cresceu ao longo dos anos devido a sucessivos choques de corpos celestes que eram atraídos à órbita de nosso planeta. Essa teoria é uma alternativa àquela do choque com o planeta Theia, e foi formulada nos últimos anos.

Teoria da Captura

Essa teoria diz que a Terra sucessivamente atraiu a Lua para a sua órbita, fazendo com que estivesse hoje em nossa órbita.

download (29)

Essa teoria é criticada pelo fato de que se assim fosse, dizem os estudiosos, a Terra teria uma composição diferente daquela encontrada na Lua e além disso, a Lua não estaria em nossa órbita, sendo desintegrada pelo movimento de atração. Outro ponto citado é o de que a gravidade da Terra seria drasticamente alterada se isso ocorresse e a Lua seria lançada novamente ao espaço.

Teoria da Origem Comum por Fragmentação

Essa teoria é a que tem menos embasamento dos meios científicos, por não haver indícios de sua correção. A teoria diz que existia um grande planeta que se desintegrou, com sua maior parte formando a Terra, a menor formou Marte e os fragmentos se condensaram, formando a Lua.

Até a próxima!!

Veja também: Por que a pipoca estoura??

Fontes: Mega Curioso, Terra, Ciência online, Web ciência, Scientific American, G1, Expresso