Como foi inventada a pilha elétrica??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

8170-close-up-of-aa-battery-tops-pv

As pilhas estão presentes a nossa volta e vários aparelhos são movidos a partir da energia que é provida por elas, mas você já parou para pensar como elas foram inventadas? Conheça hoje a história de como a pilha elétrica foi inventada.

A história da invenção da pilha elétrica se iniciou no ano de 1786, com um anatomista, o italiano Luigi Galvani, em certa ocasião ele estava dissecando uma rã sobre sua mesa e então observou que ocorriam contrações nos músculos do animal quando tocava com a ponta de seu bisturi no nervo interno da coxa da rã. Ele criou a teoria da eletricidade animal, na qual o animal possuiria energia retida e em contato com os metais ele a liberaria.

Alessandro Volta

Alessandro Volta

A teoria mostrou-se errada através dos experimentos do físico italiano Alessandro Volta. Ele observou que quando a placa e o fio eram constituídos do mesmo metal, as convulsões não apareciam, mostrando que não havia fluxo de eletricidade no animal, demonstrando que o que ocorria era o contrário da primeira teoria, na verdade, a eletricidade estava nos metais e era conduzida pelo corpo do animal.

Com base nessas descobertas, Volta criou a primeira pilha elétrica em 1800, ela levava em sua composição dois metais diferentes mergulhados em ácido sulfúrico, assim, o inventor conseguiu que tais metais produzissem corrente elétrica.

O invento de Volta foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos e modernizado de forma a inserir maior capacidade e duração ao equipamento, mas, em sua essência, permanece sendo o mesmo produto inventado por Alessandro Volta há mais de 200 anos atrás.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a energia elétrica e também 7 fatos que você deveria conhecer sobre os raios.

Fontes: Brasil Escola, Research Gate