Como nasceu o Trio Elétrico??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

DEOGB-001

O trio elétrico é peça obrigatória em muitos carnavais pelo Brasil afora, mas você já parou para pensar como e quando ele começou a ser utilizado? Hoje mostramos como nasceu o trio elétrico.

 

A história toda começa com os senhores Antônio Adolfo Nascimento e Osmar Alvares Macedo que eram dois músicos baianos que costumavam tocar em bailes e festas. Eles também realizavam muitos experimentos eletrônicos com seus instrumentos musicais.

trio-eletrico

Em 1950, Dodo e Osmar como eram conhecidos, resolveram adaptar um Ford 29, carinhosamente apelidado de Fobica, em uma espécie de palco, decorado e pintado de forma colorida, com desenhos parecidos com confetes. Com alto falantes espalhados na dianteira e traseira do carro, saíram na tarde de domingo de carnaval para tocar pelas ruas de Salvador.

 

Foi um sucesso instantâneo, o povo seguiu o trio elétrico e foi contagiado pela novidade e pela música. Milhares de pessoas seguiram a dupla elétrica naquela tarde que seria lembrada para sempre na história de nosso carnaval. A dupla elétrica se tornou trio elétrico apenas alguns anos depois, com a adição de Themistocles Aragão para participar do grupo.

 

Muitos anos depois da invenção, o trio elétrico se popularizou de tal forma que hoje é uma das grandes atrações de carnavais em vários lugares, e são utilizados também para arrastar multidões em manifestações políticas e em reuniões religiosas.

 

Até a próxima!!

 

Veja também: Qual a origem do Carnaval??

 

Fontes: EBC, R7, Mundo Estranho, Dicionário MPB