Como se fabrica o Miojo

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

miojo

Com certeza você já deve ter preparado um belo macarrão instantâneo. Provavelmente depois de cozinhar apenas 3 minutos, estava pronta a sua refeição não é verdade?? Mas você já parou para pensar como o macarrão instantâneo é fabricado e o que o diferencia do processo de fabricação de massas comuns?? Conheça hoje como é fabricado o macarrão instantânio, ou como muitos chamam, o Miojo:

O primeiro passo é a fabricação do macarrão é a sua modelagem como uma massa normal. Nessa etapa seus ingredientes são misturados conforme o tipo de massa desejado. A massa em seguida é modelada em pequenos bicos, sendo em seguida transportadas por uma esteira até uma espécie de forno onde é cozida no vapor.

O segredo não termina aí, enquanto esfria no prolongamento da esteira, o macarrão é dobrado nas porções para ser vendido, conforme o fabricante. Após perder boa parte de seu calor, ela vai para moldes onde passa por um processo de fritura com o intuito de desidratar a massa.

download49

Depois disso, o produto vai para o setor de embalagem, é também nessa etapa que é adicionado o pacote com o sabor de acordo com a linha comercial escolhida pela empresa.

Por passar pelo processo de fritura, o miojo se torna mais calórico do que os tradicionais, em geral, aproximadamente 30% de calorias a mais. Outro ponto a ser considerado, é o nível de sódio que existe na massa e no tempero pronto, em geral, apenas uma porção chega a ser suficiente para quase toda a recomendação diária de ingestão.

Até a Próxima!!

Fontes: Socorro na Cozinha, SOS Solteiros, Miscelânea