Como se fabrica o vidro??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

vidro

O vidro existe há muitos anos e foi criado a partir da observação de alguns fenômenos da natureza, principalmente quando um raio atinge regiões arenosas, como as praias e dunas. Quando um raio atinge esses locais, forma estruturas conhecidas como fulguritos. Acredita-se que observando tais ocorrências, os povos da antiguidade iniciaram a estudar e posteriormente a produzir o vidro. Mas afinal, você sabe como se fabrica o vidro?

Veja também: Você sabe o que são fulguritos?

O primeiro passo do processo de produção é a mistura dos ingredientes para a fabricação, muitas pessoas acreditam que o vidro é feito com areia, é sim, mas não é apenas com ela, 70% é areia retirada do fundo dos rios, os outros ingredientes são: 14% de sódio e 14% de cálcio, os 2% restantes são formados por outros componentes químicos.

vidro2

Após a mistura dos ingredientes, o produto segue para fornos industriais que chegam a temperatura de 1500º C, onde ficam algumas horas até se fundirem e formarem uma mistura viscosa de cor dourada que é derramada em moldes conforme o produto que se quer fabricar.

Essa primeira moldagem dá a primeira forma ao produto, nesta etapa, a mistura possui a temperatura aproximada de 1200º C, em seguida, no caso de vidros planos, a forma final já permite seu resfriamento e passagem para a etapa final, no caso de garrafas ou objetos que servirão como embalagem, o molde que é utilizado, deixa uma bolha de ar na mistura, essa mistura vai em seguida para a moldagem final. Nela o soprador ou uma máquina de sopragem insere uma espécie de canudo na mistura pré-moldada e a molda até tomar a forma final desejada.

A última etapa é o recozimento, após essa etapa, o vidro é deixado para esfriar e está pronto para ser utilizado conforme a sua destinação.

Até a próxima!!

Fontes: Indústria Hoje, Mundo Estranho, FAU