Como surgiu o cartão de crédito??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

160127-H62

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais populares entre os consumidores e cresce em preferência do público a cada ano. alguns especialistas chegam até mesmo a dizer que em alguns anos, o chamado dinheiro de plástico irá substituir de totalmente as transferências em dinheiro vivo e os cheques. Mas você sabe como ele surgiu ou quando desembarcou por aqui, no Brasil?? Conheça hoje: Como surgiu o cartão de crédito??

Era costume nos Estados Unidos, desde os anos 20, os lojistas darem algum tipo de crédito para seus clientes mais fiéis, isso em geral ocorria da seguinte forma:  O cliente que sempre comprava na loja e pagava em dia, era cadastrado e recebia um cartão especial de papel, sendo que em determinada situação, caso não tivesse dinheiro para pagar a sua conta, poderia comprar e pagar depois.

Claro, não era na verdade um cartão de crédito, mas pode ser considerado como o embrião daquele que foi criado por Frank Macnamara na década de 50. na verdade a história da criação do cartão de crédito é bem interessante:

american-express-89024_960_720

Certa vez, Frank Macnamara e alguns amigos foram jantar em um restaurante na cidade de Nova York, mas no momento de pagar, o executivo descobriu que não tinha dinheiro e nem cheques, nesse momento veio a ideia de criar um meio de pagamento que permitisse as pessoas realizarem a quitação de suas contas mesmo que não tivessem dinheiro ou cheques em suas mãos,  a conta seria garantida por uma empresa que depois seria ressarcida pelo comprador, esse seria o cartão de crédito.

Com isso em mente, Macnamara criou o Diners Club Card, com um início modesto, era aceito em apenas 27 restaurantes da cidade de Nova Iorque e possuía pouco mais de 200 clientes, a maioria conhecidos e amigos de Macnamara. O primeiros cartões nem poderia ser chamados de dinheiro de plástico ainda, pois eram feitos em papel cartão e tinham o nome de seu titular impresso.

A ideia se espalhou rapidamente, apenas alguns anos depois, foi criado o cartão internacional e menos de 10 anos depois da criação de Macnamara, já haviam surgido dois concorrentes: American Express e o Bank Americard que mais tarde passou a se chamar visa.

No Brasil, os cartões chegaram em 1954 quando empresário Tcheco Hanus Tauber comprou uma franquia da Diners e passou a oferecer um cartão de compra, por sua vez, o cartão de crédito só chegou ao nosso país em 1968.

Até a próxima!!

Fontes: Info Escola.  Endividado,  Crédito e Débito,  R7