O Corpo Seco e a sua lenda

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

corpo_seco

Nós já falamos aqui de várias lendas vindas de fora do nosso país mas não devemos nos esquecer que existem várias outras dignas de serem conhecidas dentro de nossas fronteiras. O caso de hoje é de uma delas: a lenda do Corpo Seco. Vamos conhecê-la??

Essa é uma lenda genuinamente brasileira, mas segundo pesquisas, possui um pouco de influencia de outras lendas encontradas mundo a fora. Segundo nosso folclore, o Corpo Seco, que também é conhecido como Unhudo, foi um homem que brigou muito com sua mãe, chegando até mesmo a espancá-la. Depois de sua morte foi condenado a viver entre as árvores. Em algumas variantes é responsável por perseguir as crianças que não obedecem a seus pais.

cuerpo seco

Outras variantes da lenda dizem que o Corpo Seco seria uma pessoa muito mesquinha que dava muito valor aos bens materiais quando em vida, depois de morto, foi condenado a viver na floresta, tendo a aparência de um galho seco de árvore. Existem ainda algumas pessoas que acreditam que se trata de uma entidade maligna que se esconde entre as árvores sugando o sangue daqueles que atravessam as florestas durante a noite.

Existe até mesmo uma variante dessa lenda no estado de Minas Gerais, que diz que o Corpo Seco seria uma mulher que ao ser enterrada, foi rejeitada pela própria terra. Aparecendo no dia seguinte ao lado de fora de sua cova, após um novo intento de enterrá-la, tal situação aconteceu novamente. Com a população da região apavorada, os bombeiros da cidade decidiram levar o corpo da mulher até uma caverna em uma área desabitada, dando a ela o seu local de último descanso.

Nos dias de hoje, pessoas que trafegam pela região onde o corpo supostamente teria sido deixado, relatam ouvir lamentos e gritos de uma mulher vindos do local. Inclusive, tal caverna se localiza na serra que hoje é conhecida como Serra do Corpo Seco.

Wendigo1

Muitas pessoas acreditam inclusive que o corpo seco seria uma espécie de Wendigo. Essa criatura é muito conhecida no hemisfério norte por atacar pessoas nas florestas e inspirou o personagem Jeepers Creepers do filme Olhos Famintos.

Você já ouviu falar dessa lenda, conhece alguma outra lenda brasileira que pode ser contada aqui??

Até a próxima!!

Fontes: Sobrenatural, O Calafrio, Sua Pesquisa, R7, Zona 33, Portal São Francisco