O capitão do Titanic realmente afundou com o navio??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

titanic (1)

O Titanic afundou em sua viagem inaugural mais de 100 anos atrás e até hoje, apesar dos muitos relatos que temos sobre a tragédia, os seus últimos momentos não foram totalmente esclarecidos e com isso permanecem muitos mistérios não decifrados.

E como não poderia ser diferente em grandes tragédias como essa, surgem histórias fantásticas que, reais ou inventadas, mexem com a nossa imaginação e suscitam grandes discussões.

As histórias em relação ao Titanic são inúmeras, capitão herói, capitão bêbado, fraude contra companhias de seguro, a múmia que amaldiçoou o navio, o navio que não socorreu o Titanic, porque o navio Californian não ajudou o Titanic, entre outras.

Como o capitão do Titanic morreu??

images (1)

Pois bem, toda a controvérsia de hoje inicia com o fato de que não há nenhum sobrevivente que tenha visto o capitão Edward Smith em seus últimos momentos, existem relatos, mais ou menos precisos de que ele teria ido até os arredores da ponte de comando e que lá teria sido o último momento dele, e tal cena foi popularizada com o filme Titanic.

 

Mas essa versão é contestada por outras que dizem que o capitão na verdade foi visto em outros locais e lá teria morrido, em uma ele tentou inclusive ser salvo em um dos botes salva-vidas, como o bote já estaria cheio, não foi resgatado e acabou se afogando, até teve quem disse que ele salvou um bebê antes de afundar no Atlântico Norte.

Capitão Smith Sobreviveu??

A versão que contaremos hoje é um pouco desconhecida e fala que Smith não teria morrido no naufrágio mas sim sobrevivido e vivido por alguns anos mais nos Estados Unidos.

captain-edward-john-smith-commander-of-the-titanic

Essa versão tem duas pequenas divisões:

Uma delas diz que Smith teria sobrevivido, mas teria ficado possivelmente louco, pois não falava nada, apenas balbuciava o nome Smith. Tais relatos dizem que teria falecido três anos depois do naufrágio e as características de seu corpo batiam de forma absoluta com as características do falecido capitão.

A outra possui até testemunha e foi noticiada pelo jornal The New York Times, nela, o capitão Peter Pryal teria visto o capitão Smith na rua, apressado para pegar o trem rumo a Washington, falou umas poucas palavras com ele, mas não escondeu a sua identidade. Isso teria ocorrido no mês de julho de 1912. O capitão Pryal teria dito ainda que Smith ainda estaria a serviço da empresa White Star Line.

Depois da divulgação da notícia, a White Star Line foi a público para dizer que tal episódio deveria ser de uma confusão de identidade e que Smith não estaria a seus serviços.

Claro que isso nos lembra outra teoria da conspiração sobre o Titanic, aquela onde o Titanic teria sido trocado pelo Olympic, seu navio irmão, para a realização de uma fraude de seguro e que o Capitão Smith seria uma das peças mais importantes nessa trama.

Versão oficial

smith_bridge

Oficialmente o capitão Smith morreu naquela madrugada de 15 de abril de 1912 e seu corpo nunca foi identificado. Durante as investigações, foi inocentado das acusações de ter sido o causador do desastre pelas comissões inglesas de investigação. Em 1914 recebeu uma homenagem em sua cidade natal com a inauguração de uma estátua, já que para muitos, tanto na época quanto nos dias atuais, ele é um grande herói.

Será que o capitão Smith realmente salvou-se da morte e continuou a serviço de sua empresa; teria ficado louco e andado sem rumo depois da tragédia; ou teria encontrado seu fim nas geladas águas do Oceano Atlântico, como nos conta a história oficial?? O que você acha??

Até a próxima

Fontes: Navios da Classe Olympic, Titanic Momentos, Carta Capital, Msg Board, Titanic em Foco