O maior vexame da história musical – Milli Vanilli

27 Flares Facebook 27 Google+ 0 Email -- 27 Flares ×

Milli_Vanilli_and_C._Michael_Greene

O mundo musical é repleto de muitos casos de enormes vexames, planos errados, discos encalhados, carreiras destruídas tão rapidamente quanto foram criadas, mas o caso que contaremos hoje com certeza é o maior vexame da história musical, falaremos do sucesso e da queda de Milli Vanilli.

Essa não é uma história de final feliz, com ela aprendemos o quanto se pode perder por buscar o sucesso a qualquer preço e o quanto o próprio sucesso cobra daqueles que o querem a qualquer preço.

milli 2

Tudo se inicia no ano de 1988 quando o produtor musical Frank Farian decidiu criar uma banda de estilo dance, pop e reggae. Iniciou o projeto com os dançarinos Rob Pilatus e Fabrice Morvan e os cantores Charles Shaw, John Davis, Brad Howe e as irmãs Jodie Rocco e Linda Rocco.

Farian percebeu que seus cantores eram talentosos mas nunca teriam apelo comercial, então resolveu colocar a frente de tudo, como vocalistas Rob e Fabrice.

O sucesso foi imediato, em apenas dois anos, lançaram 5 singles que foram sucessos nas paradas e chegaram a ser premiados com o Grammy de melhor artista estreante do ano de 1990.

O começo do fim

A mídia começou a desconfiar da musicalidade da dupla ainda no ano de 1989, nesta ocasião, durante um show, a gravação que era interpretada pela dupla, travou e ficou repetindo várias vezes a mesma frase. Apesar de muitas especulações, a dupla continuou a fazer shows e gravou um novo disco na primavera do ano de 1990.

milli

E foi nesse mesmo ano que as coisas começaram realmente a desmoronar. Pressionado por Rob e Fabrice para que o próximo álbum contivesse as suas vozes verdadeiras, Frank Farian resolveu contar toda a verdade no dia 15 de novembro. Ele relatou à mídia, que na verdade Rob e Fabrice eram fotogênicos e davam apelo comercial às musicas e que na verdade eram cantadas por outros artistas.

Como consequências, apenas 4 dias depois da revelação, o grammy foi retirado da dupla, o contrato com a gravadora foi rescindido e a fama foi ao chão. Em um processo milionário a gravadora foi condenada a indenizar quem havia comprado os discos ou ido aos shows.

Tentativa de retorno

No ano de 1997, o produtor Frank Farian retoma a dupla e resolve promover um novo disco, para isso paga seis meses de uma clínica de reabilitação para Pilatus, que no período havia se envolvido em pequenos crime e estava viciado em drogas.

Mas a dupla nem chegou a fazer a turnê de lançamento do disco. No dia 2 de abril de 1998, Pilatus foi encontrado morto por overdose em um quarto de hotel da cidade de Frankfurt.

E você? O que acha da dupla que fez todo o seu sucesso sem cantar nenhuma música? Deixe seus comentários abaixo e curta nossa fanpage no facebook.

Auuuuuuuuuuuu…

Fonte: Balada anos 80, Monotape

Fotos Allan Light, USA Today e IFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.