O que é a intolerância à lactose??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

leite

A intolerância à lactose é o nome dado à incapacidade de nosso sistema digestivo em realizar a digestão da lactose. Antes de tudo, deve-se dizer que a lactose nada mais é do que o açúcar do leite, ela é formada por glicose e galactose e para ser absorvida pelo nosso intestino deve ser submetida à digestão através de uma enzima que produzimos em nosso intestino delgado, a lactase.

Em muitas pessoas a produção da lactase é insuficiente ou mesmo inexistente e por isso a lactose não sofre nenhuma alteração no processo, chegando ao intestino grosso e se acumulando. Com isso, a lactose sofre a ação de bactérias que a fermentam, produzindo ácido lático e gases, isso leva a retenção de líquidos, diarreia e cólicas.

lactose

A intolerância à lactose pode se desenvolver de três formas; de forma congênita, em geral, em bebês que nascem de forma prematura; ao longo da vida, com a gradual diminuição da produção de lactase, iniciando em geral durante a adolescência, ou então por eventos como diarreias, síndrome do intestino irritado, doença de Crohn ou doença celíaca.

Para substituir os alimentos que contém lactose, é comum que sejam consumidos alimentos à base de soja, de arroz e suplementos de cálcio para evitar a deficiência desse mineral. Outro ponto que as pessoas que sofrem com isso devem atentar é quando vão fazer uso de algum medicamento, já que vários deles possuem a lactose entre os seus ingredientes.

A intolerância á lactose não pode ser confundida com a alergia ao leite, pois no caso de alergia ao leite, o que ocorre é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite.

Não esqueça, o Sabicão não é médico e nem hospital, se você sentir algum sintoma, deve procurar os serviços de saúde mais próximos.

Veja também: O que é a lactose??

Até a próxima!!

Fontes:Minha Vida, Einstein, MD Saúde, Tua Saúde