O que é a Lua Azul??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

lua azul400x400

Em 31 de Julho de 2015 ocorreu um raro fenômeno que os astrônomos chamam de Lua Azul. Mas você já parou para pensar o que é ou qual o motivo de levar esse nome??

Parece brincadeira, mas a Lua Azul não é azul de verdade, esse fenômeno é registrado quando, no mesmo mês ocorrem duas luas cheias, no mês de julho de 2015, por exemplo, a primeira lua cheia aconteceu no dia 1º e a segunda foi registrada no dia 31.

O fenômeno ocorre porque um mês na terra possui em média 30,5 dias enquanto o tempo que a lua leva para girar em torno do planeta é de 29,5 dias, essa pequena diferença acaba fazendo com que os dias do mês e as fases da lua não coincidam e também se responsabiliza por originar a Lua Azul.

O único mês onde a Lua Azul não pode ocorrer é fevereiro, devido a quantidade de dias, mesmo em anos bissextos, mas nos anos em que o mês de fevereiro não possui lua cheia, a lua azul ocorre em janeiro e também em março.

O nome do fenômeno vem de uma expressão da língua inglesa, “once in a blue Moon”, que quer dizer, uma vez a cada lua azul, essa expressão significaria algo difícil ou impossível de acontecer, seria a nossa correspondente para a expressão: “só no dia de São Nunca”.

vulcão

Especialistas dizem que a lua pode realmente ficar azulada, mas isso nada tem a ver com o fenômeno da Lua Azul. Tal fato ocorre em determinadas situações, quando o céu possui grande quantidade de partículas suspensas, Como já ocorreu em erupções vulcânicas como a explosão do vulcão Krakatoa em 1883, ou as erupções do Monte Santa Helena em 1980 e do Monte Pinatubo em 1991.

Veja também: Qual a importância da Lua para o planeta Terra?

Até a próxima!!

Fontes: Mundo Estranho, Terra