O que foi a prisão de Alcatraz?

7 Flares Facebook 7 Google+ 0 Email -- 7 Flares ×

alcatraz 2

Uma prisão onde nunca ocorreu uma fuga oficialmente bem sucedida, considerada por muitos como uma das mais seguras do mundo e por vários anos, símbolo de prisões de segurança máxima, hoje falaremos um pouco sobre a prisão de Alcatraz.

História

Construída como uma base militar americana, na metade do século XIX, Alcatraz foi convertida em prisão federal no dia 1º de janeiro do ano de 1934, e foi destinada a abrigar criminosos de alta periculosidade, em suas celas ficaram Al Capone, Robert Franklin Stroud e Alvin Karpis. Cada presidiário ficava em uma cela individual e havia a concentração de um guarda para cada três presidiários.

Além disso, a população carcerária em Alcatraz era de aproximadamente 250 a 275 presidiários constantemente, era um percentual pequeno em relação a população carcerária total do Estados Unidos, mas como dissemos, apenas aqueles que mereciam iam parar lá.

alcatraz

No ano de 1963 a prisão foi fechada, em partes porque a operação era muito cara, tudo o que era necessário para a prisão tinha que ir de barco, e por outro lado porque o prédio estava muito deteriorado, necessitando de inúmeras reformas, muito mais caras do que a construção de uma prisão nova e moderna. Em toda a sua história, 1576 homens foram presos em suas celas.

No ano de 1969, um grupo de indígenas americanos requisitou para si a ilha com base em um tratado assinado pelo governo, entretanto, após quase dois anos de ocupação e conflitos internos entre os ocupantes, eles foram retirados da ilha sem ver seu direito reconhecido.

Hoje a ilha e sua prisão são abertas ao público e recebem aproximadamente um milhão de turistas a cada ano.

alcatraz-2

Fugas

Ao longo de todo o período, não ocorreu oficialmente nenhuma fuga bem sucedida da prisão, das 36 pessoas que tentaram escapar, 23 foram recapturados e 8 acabaram mortos durante a fuga. Os cinco que sobraram, presumidamente se afogaram nas águas da baía de São Francisco.

A fuga mais engenhosa sem dúvida foi a de John Giles, ele trabalhava na lavanderia da prisão e um dos seus trabalhos era prestado para instalações militares das redondezas. Ao longo do tempo, Giles foi acumulando peças de roupas militares que lavava e quando formou um uniforme completo aproveitou uma lancha de militares que havia chegado na ilha para fugir, mas antes de chegar ao continente, foi recapturado pelas forças de segurança.

Assombrações

Depois do encerramento das atividades da prisão, vários relatos de avistamentos de fantasmas foram noticiados, o mais recente é de uma turista britânica, Sheila Sillery-Walsh:

Visitando a prisão de Alcatraz a professora tirou uma foto com seu smartphone, depois disso, segundo ela, não conseguiu mais prestar atenção no passeio, somente ficava vendo e revendo a foto, tentando identificar o que havia aparecido na imagem.

Apesar dos relatos que por vezes ganham a mídia, os funcionários do local negam qualquer existência de atividades paranormais na prisão. A Prisão de Alcatraz foi palco de um dos episódios da série Ghost Hunters.

Até a próxima!!

Fontes: Terra, História do Mundo. Qual Viagem