O que é o gás mostarda??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

gas_mostarda_intro

Você já deve ter ouvido falar sobre uma das mais terríveis armas utilizadas durante a Primeira Guerra Mundial: o gás mostarda. Mas você sabe o que é esse composto químico ou o que ele causa para as pessoas que entram em contato com ele??

O gás mostarda ou iperita, é um composto químico representado pela fórmula química C4H8Cl2S, em temperatura ambiente é um líquido oleoso, em estado puro, não tem cor e nem cheiro, em estado impuro possui uma cor amarelada e  um cheiro que lembra o de mostarda.

gas mostarda (19)

Foi desenvolvido em 1822 por Cesar Mansuete Depretz e a partir de então, notou-se que na forma de gás, possui características extremamente perigosas para a saúde humana, pois provoca irritação nos olhos e feridas na pele e nas mucosas internas do sistema respiratório.

As queimaduras provocadas pela exposição ao gás podem ser tão graves como as de terceiro grau e podem causar a morte em alguns dias. Em relação aos pulmões, o gás pode causar vesículas e até mesmo edema pulmonar.

quimica II

Essa terrível arma foi utilizada na Primeira Guerra Mundial a partir de 1917, quando os alemães a utilizaram em Ypres, Bélgica, contra soldados canadenses e britânicos. A vingança não tardou muito e os aliados o utilizaram contra os alemães após capturar uma grande quantidade de projéteis inimigos durante a batalha de Cambrai. Estima-se que o gás mostarda foi letal para aproximadamente 1% das pessoas que entraram em contato com ele.

Hoje seu uso é proibido pela convenção de armas químicas. O gás mostarda não possui nenhuma outra função a não ser como arma e por isso é proibida por tal acordo internacional a sua estocagem em qualquer lugar do mundo.

Apesar de tais acordos e proibições internacionais, o gás mostarda voltou a ser utilizado durante a Guerra Irã-Iraque contra minorias e contra a população do Afeganistão durante a invasão soviética.

Até a próxima!!

Veja também: Naufrágios de navios brasileiros na Segunda Guerra Mundial e A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Fontes: UOL, BBC, History, Terra, Mundo Estranho