O que foi o movimento dos caras pintadas??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Cara

O movimento dos caras pintadas ficou conhecido durante o ano de 1992 e consistiu em mobilizações formadas por milhares de jovens de várias idades que saíram às ruas, com os rostos pintados de verde e amarelo pedindo a saída do então presidente Fernando Collor de Mello, devido a acusações de corrupção em seu governo.

Collor havia sido eleito presidente do Brasil no ano de 1989 na primeira eleição que contou com o voto direto após muitos anos de ditadura e de presidente eleitos pelo voto indireto. É até hoje o presidente mais jovem a chegar ao poder. Muito popular em seu início de governo, associava a sua imagem a jovialidade e à mudança.

collor

Entretanto, a imagem dele começou a ser abalada quando, logo depois de chegar ao poder, promoveu o bloqueio dos valores que os brasileiros possuíam em poupança, além de outras medidas que foram fazendo com que perdesse o apoio político e popular.

O maior golpe ao seu mandato veio no mês de maio do ano de 1992, quando o seu irmão Pedro Collor revelou o suposto esquema de corrupção que existia em seu governo, provocando manifestações de várias espécies na sociedade organizada.

No mês de agosto do mesmo ano, Collor conclamou a população para que no domingo seguinte saísse às ruas vestindo qualquer roupa com as cores da bandeira do Brasil, entretanto, no domingo, o que se viu foram milhares de estudantes saindo às ruas com roupas pretas e com pintura preta no rosto, os jovens diziam que era em sinal de luto pela situação política brasileira.

As manifestações continuaram por todo o Brasil, levando milhões de pessoas as ruas, com os rostos pintados de verde e amarelo, pedindo o Impeachment de Collor. Em 29 de dezembro de 1992, Collor renuncia, com a esperança de manter seus direitos políticos, entretanto, o congresso mantém a votação e o impeachment ocorre, impedindo o ex-presidente de concorrer a cargos políticos pelos 8 anos seguintes.

Após o encerramento da era Collor, Itamar Franco, seu vice, assume a presidência e governa até o final de seu mandato, o movimento dos caras pintadas se desfaz, principalmente por já ter conseguido o seu principal objetivo.

Até a próxima!!

Fontes: Info Escola, Terra, História Brasileira