A origem do dia do trabalho

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Novamente, em 1º de maio de 1891, na França, uma nova manifestação é dispersada pela polícia e dez manifestantes são mortos durante o confronto que se seguiu. Essa manifestação visava homenagear o acontecimento de três anos antes e permanecer reivindicando melhorias na situação dos trabalhadores

Finalmente, após o final da Primeira Guerra Mundial, a França ratifica o pedido dos trabalhadores e insere em sua legislação trabalhista a jornada de trabalho de 8 horas diárias. A Rússia também mostrou seu apoio aos trabalhadores ao instituir o dia do trabalho.

Essa data se tornou muito importante no mundo do trabalho, pois a partir de então, com o sacrifício de inocentes, tanto trabalhadores, quanto policiais, mortos para a garantia de seus direitos mais elementares, hoje podemos ter condições de trabalho mais dignas.

Entretanto, ainda em todo o mundo ainda existem muitas manifestações por mais melhorias a serem feitas, e por isso não podemos esquecer o quanto foram importantes aquelas que tudo iniciaram.

Até a próxima!!

Fontes: Euronews, Folha de São Paulo, EBC, Terra, Mundo Estranho