Os misteriosos sons da Lua

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

lua-1

A Lua sempre foi lar de inúmeros mistérios, povoando a cabeça da raça humana e sendo tema para livros e estudos. Hoje vamos contar uma pequena história sobre um desses mistérios, que nasceu quando tentou-se conhecer mais sobre o nosso satélite.

O programa Apolo teve como um de seus objetivos a chegada do homem à Lua e com isso, revelar diversos segredos que possuem o seu solo estéril. Apesar das missões terem conseguido o seu intento em relação a algumas dúvidas que possuíamos, trouxeram algumas outras.

Temos que retornar no tempo, mais exatamente para uma missão preparatória para o pouso na Lua, que ficou conhecida como Apolo 10 e tinha o objetivo de realizar a entrada na órbita do satélite, coletar dados e retornar à Terra. Tal missão era tripulada por Thomas P. Stafford, John W. Young e Eugene A. Cernan e durante a realização dos procedimentos planejados, tais astronautas falaram com o centro de controle da Agência Espacial Norte Americana e durante a transmissão foi possível ouvir uma espécie de chiado, que acabou ficando conhecido como uma espécie de estranha música espacial.

lua 3

Tal espécie de sons são comuns no espaço, e são explicados pelos pesquisadores, como sendo a interação de partículas com o campo magnético do planeta com os aparelhos. Mas não pode explicar o caso, pois não há atmosfera na lua e nem mesmo campo magnético.

Pode-se notar que os homens se encontram em dúvida se deveriam relatar tal situação anômala, possivelmente refletindo sobre tal fato e como seria recebido pelo controle da NASA. Mesmo com isso, os três homens nunca citaram o ocorrido.

Até a próxima!!

Fontes: Mega Curioso, Revista Galileu, Galeria do Meteorito

Veja também: O misterioso vórtice do Golfo de ÁdenO homem foi realmente à Lua? e Qual a importância da Lua para o planeta Terra?