Por que a sexta-feira 13 é dia de azar??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

trevo

Dia de azar para muitos, a sexta-feira 13 possui uma interessante e antiga história que remonta a períodos muito antigos da história humana. Na verdade, a história do dia do azar deve decomposta para melhor entendimento, porque, tanto o número 13 vem acompanhado de muitas tradições que o consideram um número maldito, como a sexta-feira também não goza de boas recomendações entre muitas pessoas, juntando os dois então, é uma concentração de muito azar na crença de muitas pessoas.

Número 13

13

O número 13 é odiado desde os tempos do início do cristianismo; em certas histórias da mitologia nórdica, o número vem acompanhado de morte e de maldade. Em uma delas conta-se que certa vez, em Valhalla, um local sagrado da mitologia nórdica, conhecido também como o local onde os deuses viviam, foi realizado um banquete para 12 convidados. Um espírito que não foi convidado, conhecido como Loki, apareceu na festa e após uma confusão teve até morte. Como haviam 13 pessoas no banquete, o 13 se transformou em número do azar.

Na numerologia o número 12 é um número completo, perfeito e em várias passagens da bíblia ele é citado com tal aspecto, já o número 13 é um número que sai desse equilíbrio, é sinal de imperfeição e com isso, também de muito azar.

Sexta-feira

Boa parte da fama da sexta-feira se deve também a uma lenda, desta vez é a lenda de Friga, que era a deusa do amor e da beleza. Na ocasião em que as tribos germânicas e nórdicas se converteram ao cristianismo foi transformada em uma bruxa e exilada no alto de uma montanha, sendo que tudo ocorreu em uma sexta-feira. Com sede de vingança, a bruxa passou a reunir-se a cada sexta-feira com outras 11 feiticeiras e o próprio Satanás, ou seja, treze pessoas reunidas, para rogar várias pragas diferentes sobre os seres humanos.

O dia no qual Jesus Cristo foi morto, foi uma sexta-feira, e até os dias atuais, as sextas feiras da quaresma ou, pelo menos a sexta feira santa são respeitadas. Ainda falando das religiões cristãs, existem a crença de que o grande dilúvio ocorreu em uma sexta-feira.

A crença de que as sextas-feiras seriam de azar ou mau agouro, foram se espalhando de forma globalizada e em várias culturas existem relatos de atividades que não são feitas em sextas feiras ou pessoas que as evitam de alguma forma. Por exemplo, um costume dos marinheiros ingleses é o de não zarpar em uma sexta-feira, outra prática comum é o de não planejar grandes viagens para este dia com o medo de que coisas ruins podem acontecer, pessoas que procedem assim, deixam para sair em viagem a partir da meia noite ou na manhã de sábado.

Sexta-feira 13

sexta 13

Bem, existem pessoas que não gostam do número 13, outras não curtem as sextas-feiras, mas quando vem os dois juntos, a quantidade de pessoas que torcem o nariz ou tem medo da data aumenta consideravelmente.

Boa parte da fama da data, vem de um acontecimento histórico, no dia 13 de outubro do ano de 1307, uma sexta-feira, a ordem dos cavaleiros templários foi banida da França pelo rei Filipe IV, seus membros foram presos, torturados e muitos executados sob a acusação de heresia.

Em relação ao cristianismo devemos lembrar também que na última ceia, sentaram-se à mesa um total de 13 pessoas, e na sexta feira Jesus Cristo foi morto na cruz.

última ceia

Em sextas-feiras 13, ocorreram vários acontecimentos negativos que também reforçaram a fama de dia azarado. Por exemplo, temos a instituição do ato institucional número 5, no dia 13 de dezembro de 1968, ato que recrudesceu o regime militar, a queda do avião que levava a seleção uruguaia de Rúgbi nas montanhas dos Andes, fato que todos lembramos pela luta que os sobreviventes empreenderam contra as forças da natureza aconteceu em 13 de outubro de 1972.

Dia de Sorte

zagallo

Para muitas outras pessoas, a sexta-feira 13, ou o número 13 ou mesmo as sextas-feiras, são dias de sorte, quem não se lembra do jogador, treinador e integrante da comissão técnica da seleção brasileira, Zagallo?? Para ele, o número 13 trazia sorte, para ilustrar, ele dizia que a frase “Brasil campeão”, possuía 13 letras, além desse, ele citava vários outros fatos que traziam o número 13 consigo.

Em outras situações, a sexta-feira 13 foi acompanhada de sorte para muitas pessoas, em acontecimentos pessoais ou coletivos, o que claro, não tira a fama de azarada de nossa sexta-feira 13.

E para você? O que ocorre nas sextas-feiras 13? É um dia normal e tudo o que dizem são apenas crendices que se propagaram ao longo dos anos, ou é um dia de azar e você evita até sair de casa se puder?

Até a próxima!!

Fontes: Brasil Escola, Mundo Estranho, Muito Interessante