Por que as folhas amarelam no outono??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

441631

Com o fim do verão as temperaturas começam a reduzir e a paisagem vai ficando coberta de folhas amareladas que caem insistentemente das árvores. Mas a pergunta que fica é: Você sabe por que as folhas amarelam no outono?? Conheça hoje a resposta nesse artigo.

Todo efeito se dá por conta da composição existente nas folhas. Durante a maior parte do ano, a cor verde é garantida pela clorofila, que é uma substância que é responsável também pela realização da fotossíntese pelos vegetais.

12369961445614514

Durante a primavera e o verão que são as estações em que existe a maior incidência de luz solar, as árvores entendem a necessidade da clorofila para realização da fotossíntese. Com o início do outono e a redução das horas de luz solar obtidas pelas plantas, elas entendem que não precisam mais da clorofila e deixam de sintetizá-la. Com isso a cor verde vai sendo substituída por outras cores como amarela, laranja e marrom.

As outras cores que são vistas nas folhas depois que a clorofila vai embora são dependentes de outras substâncias que existem nos vegetais como por exemplo: o caroteno que é o responsável pela cor amarelada das folhas e as antocianinas que fazem com que tenham um tom avermelhado.

Até a próxima!!

Veja também: Por que os pássaros não levam choque quando sentam nos fios?? e Por que o governo não imprime mais dinheiro para pagar as suas contas

Fontes: A Química das Coisas, Brasil Escola, Hoje Aprendi, Mundo Físico