Por que os gatos ronronam??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

cat-408784_960_720

Se você tem ou já teve um bichano, já deve ter ouvido aquele som que o animal faz, uma espécie de ronco que é mais conhecido como ronronar. Mas você sabe por que o seu gato faz esse som ou qual é o significado dele??

Antigamente, muitas pessoas acreditavam que aquele ronco tinha a ver com alguma doença que o animal possuía e na maioria das vezes associavam o som com a crendice de que os gatos possuem ou transmitem a asma. Na verdade, o som provém realmente do sistema respiratório do animal, podendo ser ouvido em situações específicas e não significando que existe algo de errado ou que o animal está doente.

cat-1070137_960_720

Infelizmente, os pesquisadores não sabem ao certo qual o motivo que faz os animais ronronarem, entretanto as pesquisas demonstram que o mais provável é que o animal se utiliza desse recurso para se comunicar com outros animais e com o meio ambiente à sua volta e que apenas os felinos menores ronronam.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os gatos não ronronam apenas para demonstrar tranquilidade e satisfação, algumas vezes esse som é emitido também quando o animal está estressado, com raiva ou até mesmo fome. Notou-se também que os animais ronronam mais quando se encontram na companhia de outros gatos e os filhotes ronronam mais quando se encontram na companhia de sua mãe.

Até a próxima!!

Fontes: Terra, Gatinho Branco, Bolsa de Mulher, UOL