Por que os pássaros não levam choque quando sentam nos fios??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

birds-1222771_960_720

Para que ocorra um choque elétrico, é necessário que haja algo chamado DDP – diferença de potencial entre dois pontos. É o que ocorre, por exemplo, quando uma pessoa toca um fio elétrico e tem seus pés em contato com o solo. Mas isso não ocorre com os pássaros, por isso vamos conhecer hoje: Por que os pássaros não levam choque quando sentam nos fios elétricos??

Inicialmente, a distância entre as patas da maioria das espécies de pássaros não é suficientemente longa para gerar o DDP.  Nessa situação o animal só sofrerá choque elétrico se encostar em outro objeto, como por exemplo um outro fio ou um galho de árvore.

HD31648

Em geral, os casos de choque em aves ocorrem com as de maior porte, mesmo nelas, na maioria das vezes, a corrente elétrica também não transita pelo seu corpo inteiro, apenas pelos pés. Mas em determinadas situações, ocorre um choque elétrico após um desequilíbrio da ave ou quando ela pousa ou alça vou e encosta sua asa em algum ponto fechando o caminho para a circulação da corrente elétrica.

Em determinados locais onde existem aves de grande porte, as companhias de energia elétrica costumam projetar as suas redes com maior espaçamento entre os fios evitando assim acidentes e mortes entre os animais.

Até a próxima!!

Fontes: Física Frankenstein, Oi Educa, Diário de Biologia, BOL, Terra,  Brasil Escola