Por que algumas pessoas não comem carne na quaresma??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

carne

Mesmo que você não possua essa crença, sabe que a religião católica tem como uma de suas regras a de não comer carne durante o período que separa o carnaval da sexta feira santa, ou seja, a quaresma. Mas você sabe qual o motivo desta tradição??

Essa prática se iniciou com os primeiros cristãos e representaria a conversão do fiel à fé católica. Em seu início era uma forma de lembrar do sofrimento de Jesus Cristo, como descrito na Bíblia. As penitências, que eram cumpridas pelas pessoas da época eram escolhidas pela própria pessoa. Isso, na prática, fazia com que uma pessoa, fizesse uma penitência de algumas horas e outra passasse alguns meses na mesma tarefa. Por outro lado, o mesmo ocorreria em relação ao tipo de tarefa a ser realizada. Umas pessoas escolhiam jejum, outras caridade e algumas até praticavam a auto flagelação.

Com essa verdadeira bagunça, a Igreja Católica instituiu o período de quaresma, que significa os quarenta dias em que Jesus foi tentado no deserto, ou o período em que Noé enfrentou o dilúvio. No início, a abstenção praticada pelos cristãos podia ser em relação a todos os tipos de alimentos durante o dia, ou então, não comiam nenhum tipo de carne de nenhum animal ou apenas peixe.

nobreza

A principal carga simbólica da carne vermelha é a de que na época em que se iniciou essa tradição apenas os nobres a consumiam com regularidade e portanto ela era sinal de riqueza e se ligava com o pecado da gula, assim sendo, abster-se de seu consumo era também deixar de cometer tal pecado.

Passado o tempo, a obrigatoriedade foi sendo reduzida e hoje em dia a maioria das pessoas restringem o consumo de carne vermelha apenas na sexta feira santa, alguns respeitam também a quarta feira de cinzas e um grupo muito menor realiza apenas uma refeição por dia e sem carne durante o período.

Muitas pessoas realizam outros sacrifícios durante o período, como por exemplo se privar de fazer algo que gosta ou de comer alimentos que prefere.

Até a próxima!!

Fontes: Megacurioso, Galileu, G1