Por que rimos quando nos fazem cócegas?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

pena

Você já deve ter se perguntado o motivo de rirmos quando alguém nos faz cócegas e qual o motivo de não rirmos com a auto-cócega, ou seja, quando tentamos fazer cócegas em nosso próprio corpo.

O riso com a cócega ocorre principalmente porque o cérebro não é capaz de bloquear sensações não esperadas, por esse motivo é que gargalhamos quando nos fazem cócegas, a risada vem  como uma forma de defesa do nosso organismo, que reage aos estímulos provocados por outras pessoas.

1141984

As pessoas costumam sentir cócegas em vários locais diferentes do corpo, mas as áreas do nosso corpo mais sensíveis são as axilas, a barriga e os pés. Um fato curioso sobre isso é que as pessoas mais jovens, em geral com menos de 40 anos de idade, costumam sentir o estímulo e se sentirem mais desconfortáveis com o fato de os receberem.

O medo de cócegas se chama Pteronofobia e tem em sua descrição geralmente o medo de ser alvo das cócegas com penas, mas que pode ser utilizado para definir qualquer espécie de pavor referente a isso.

Por outro lado, não sentimos cócega nem gargalhamos quando tentamos nos fazer a auto-cócega, isto ocorre porque o nosso cérebro já está preparado para receber esses estímulos e não interpreta como uma ameaça.

Até a próxima!!

Veja também: Por que os pássaros não levam choque quando sentam nos fios?? e também Por que o governo não imprime mais dinheiro para pagar as suas contas

Fontes: Mundo Estranho, Explica Tudo, Superinteressante, UOL, Terra, G1