Porque as pessoas roncam?

38 Flares Facebook 38 Google+ 0 Email -- 38 Flares ×

 

images (11)

 

Quem já ouviu uma pessoa que roncava forte, sabe do quanto se sofre ao se tentar dormir nessas condições. Sejam companheiros de quarto, cônjuge ou até pessoas que estão em quartos diferentes, o ronco atrapalha, e muito, o sono daqueles que estão acordados. Mas porque as pessoas roncam?

Em geral, o ronco é muito comum e nada mais é do que o som do ar passando por alguma parte de nosso corpo que tenta bloqueá-lo, os dentes, a úvula, a língua, as amígdalas, ou tecidos que se tornam flácidos pela passagem do tempo ou ingestão de álcool ou medicamentos, também é muito comum roncar pela escolha de uma posição inadequada para dormir.

O ar quando faz seu caminho pelo aparelho respiratório e encontra o tecido que o bloqueia faz um som característico ou faz o tecido vibrar, algumas vezes, o som vem de mais de um ponto de bloqueio que existe por tal caminho.

ronco

O grande perigo do ronco é em relação às doenças que podem estar relacionadas a ele, como principal preocupação, temos a apneia, que é a parada da respiração durante o período de sono.

Outras fatores que contribuem bastante para um noite bem roncada são a obesidade e o fumo, evitá-los faz parte de um dos modos de reduzir o transtorno para os que tentam dormir em volta, e para si mesmo.

Pois é, o ronco causa transtornos para aqueles que dormem em volta, mas o roncador também tem seus problemas, pela redução na oxigenação de suas células, não consegue descansar direito e acorda irritado e pode inclusive ter perda de memória.

ronco89

Existem estudos que apontam que o ronco excessivo está relacionado a um aumento de casos de AVC e infarto, devido às inflamações que causa nas artérias.

Assim, mesmo que o ronco seja comum, quando ele se torna frequente, deve-se procurar ajuda médica, para evitar maiores consequências.

Até a próxima!!

Fontes: 50 e mais, Viva Saúde, Mundo Estranho, GNT, Atitude Blog