Por que baleias e golfinhos encalham na praia??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

baleias-encalhadas-na-indonesia

Muitas vezes nos deparamos com notícias de que grupos de baleias ou golfinhos nadaram até a praia e acabaram encalhados e temos contato com as histórias de voluntários que se esforçam para salvar-los, o que infelizmente não ocorre em todas as vezes. Mas você já parou para pensar por que esses mamíferos encalham nas praias??

Inicialmente temos que considerar que não existe uma resposta para essa pergunta, pois os cientistas não puderam ainda descobrir quais os motivos que levam esses animais a se dirigirem até as praias em locais onde não podem mais nadar e em seguida morrer encalhados.

golfinho-960x500

Entre as teorias existentes, a mais famosa é de que animais doentes com o seu senso de direção avariado levariam seus companheiros de grupo a nadarem perigosamente próximos à terra firme, ou às vezes nadariam sozinhos até tais locais e encalhariam.

Outra teoria também muito explorada seria a de que os animais, ao perceberem uma ameaça, empreenderam fuga e acabariam perigosamente em águas rasas. Isso também poderia ser explicado por uma possível perseguição que fariam que os animais se aproximassem da costa.

como-se-desencalha-uma-baleia

No entanto, outros cientistas tentam explicar o fenômeno levando em consideração as interações humanas com o meio ambiente. Nesse ponto poderia estar ocorrendo uma desorientação desses animais devido à poluição ou ao aquecimento global que faria com que seus sentidos se desnorteassem.

Outra teoria também muito divulgada é a de que alterações nos polos magnéticos da terra fariam com que os animais cometam erros de navegação e acidentalmente vão parar em locais diferentes daqueles que buscavam.

Enquanto não há uma resposta satisfatória para questão, pesquisadores continuam estudando o comportamento e a genética desses dos golfinhos e baleias, infelizmente não chegando a nenhum consenso sobre o motivo desse comportamento.

Até a próxima!!

Fontes: Mundo Estranho, BBC, Diário de Biologia, IG