Quais eram as 7 maravilhas do mundo antigo??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

Você já deve ter ouvido falar nas sete maravilhas do mundo antigo, mas você sabe quais eram elas ou qual é a única que permanece em pé??

  1. Estátua de Zeus em Olímpia

2184156165651

A estátua de Zeus em Olímpia, território da atual Grécia, foi erguida por volta do século V a.C. em homenagem à maior divindade grega. Relatos afirmam que o monumento possuiria entre 10 e 15 metros de altura e teria sido construída em ouro e marfim e teria sido decorada com pedras preciosas. A estátua representava Zeus sentado em seu trono, o que demonstraria a sua superioridade em relação aos outros deuses gregos. Anos depois de sua construção, foi transportada para a cidade de Constantinopla, lá foi destruída em um terremoto em 462 d.C.

  1. Jardins Suspensos da Babilônia

Babilonia

Os Jardins Suspensos da Babilônia foram criados pelo rei Nabucodonosor II por volta de 600 a.C., a sua criação foi motivada por um desejo de sua esposa, a rainha Amitis, que se sentia com saudade do local onde havia nascido. Essas estruturas ficavam na cidade da Babilônia, que na época era a capital do império dos Caldeus, na Mesopotâmia. Elas abrigavam terraços sobrepostos que possuíam enorme quantidade de fauna e flora de vários locais. Não se sabe com exatidão quando e em que evento foi destruída e poucos resquícios de sua existência foram encontrados.

  1. Mausoléu de Halicarnasso

Hali

O Mausoléu de Halicarnasso foi construído em 353 a.C. a mando da rainha Artemísia II, com o intuito de abrigar os restos mortais do seu esposo e irmão, o rei Mausolo, o túmulo se localizava no território ocupado hoje pela Turquia. Foi desenhado pelos arquitetos gregos Sátiro e Pitis e foi adornado por relevos esculpidos por quatro artistas gregos: Leocarés, Briáxis, Timóteo e Escopas. Foi destruído por volta do século XV por uma sucessão de vários terremotos e atualmente existem fragmentos de sua estrutura em museus como o Britânico em Londres e o de Bodrum, na Turquia.

  1. Templo de Ártemis

Artemis

O templo dedicado à deusa Ártemis, deusa da caça, localizado em Éfeso, atualmente no território da Turquia. Foi construído em 550 a.C. por Quersifão, um arquiteto da ilha de Creta, teve de ser reconstruído após a sua destruição em 356 a.C.. Foi novamente destruído em 262 d.C., durante a invasão dos godos. Um dos pilares que o sustentavam ainda pode ser visto no local de suas ruínas.

  1. Colosso de Rodes

Rodes

O Colosso de Rodes era uma estátua do Deus Hélios que foi construída na entrada da ilha de Rodes, na Grécia, em 280 a.C.. Possuía pouco mais de 30 metros de altura e cada um de seus pés ficava em uma das margens da entrada do porto de modo a que os navios que fossem entrar devessem parar embaixo dela, em uma de suas mãos ficava um tocha que servia como farol para guiar os navio a noite. A estátua permaneceu de pé durante apenas 55 anos, quando foi destruída por um terremoto em 226 a.C.. Foi vendida como sucata pelos árabes.

  1. Farol de Alexandria

Alexandria

O Farol de Alexandria era um grande sinalizador para orientar o curso de navios que foi construído a mando de Ptolomeu I em 280 a.C.. A obra foi executada pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido. O farol possuía uma chama que era projetada por espelhos a uma distância de 50 quilômetros. Sua altura era de 150 metros e resistiu até o século XIV, quando um terremoto causou grandes danos estruturais e o levou ao chão. Entre as maravilhas do mundo antigo que não resistiram até os nossos dias, foi a mais duradoura.

  1. Pirâmide de Quéops

queops

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé foi construída por volta de 2.550 a.C. como monumento funerário ao Rei Quéops, ela é a maior das três pirâmides de Gizé. Guardiã de grandes mistérios. É a unida das maravilhas do mundo antigo que permanece em pé, mesmo depois de passados mais de 4500 anos.

Até a Próxima!!

Veja também: o que é o Carbono 14 e o para que serve?? e O que é a criogenia humana??

Fontes: Brasil Escola, Fatos Desconhecidos, Mega Curioso, Segredos do Mundo