Qual a origem da expressão olho por olho e dente por dente??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

o-olho-humano

Uma das expressões populares mais conhecidas é: “olho por olho e dente por dente” e é usada para justificar a retaliação ou vingança na qual alguém inflige o mesmo dano que sofreu a quem tenha causado o dano. Mas você sabe qual a sua origem??

A expressão “olho por olho e dente por dente” é também conhecida como a Lei de Talião ou direito de retaliação.  Foram encontradas referências desse antigo código de conduta em alguns livros da Bíblia e no código babilônico de Hamurabi.

hamurabi

O Código de Hamurabi é o mais antigo conjunto de leis escritas já encontrado e traz várias leis para regulamentar as relações entre as pessoas em relação a várias esferas da vida em sociedade da época. Vários artigos do código davam o direito de vingança para aquele que teria sido ofendido ou sofrido dano. Entre eles, aplicava que o homem que arrancasse o olho de outro deveria também ter seu olho arrancado e se quebrar os dentes de alguém deveria ter seus dentes quebrados também.

Também existiam punições mais graves, como a morte ou castigos corporais em caso de alguns tipos de crimes. Uma das punições mais comuns era a amputação de braços, orelhas ou língua em caso de ofensas e punições financeiras para aqueles que tivessem causado prejuízo a outras pessoas.

Até a próxima!!

Fontes: Mega Curioso, Mackenzie, Sua Pesquisa, Mundo Educação, Info Escola, Mais Que História, Cyber Dúvidas