Qual a origem do Carnaval??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

carnaval-bahia-1-1024x682

Uma das festas populares mais conhecidas Brasil afora, o carnaval se profissionalizou e movimenta cifras milionárias, mas apesar de muitas pessoas gostarem da festa, ou do feriado, nem todo mundo sabe qual a origem da folia, por isso hoje respondemos qual a origem do carnaval.

 

Os povos antigos tinham festejos e celebrações parecidas com o nosso carnaval, na Babilônia haviam as Sacéias, nas quais um prisioneiro assumia o papel de rei, vivia da mesma forma que o rei, até passando a noite com as suas esposas , mas ao final era açoitado e executado.

images (6)

Na Roma antiga, existiam as Saturnálias e as Lupercálias, que eram dedicadas as divindades infernais, em tais festas, os romanos se purificavam ao beber, comer e dançar por dias. Também havia a inversão de papéis sociais, com escravos vivendo como senhores e vice-versa.

 

Com o crescimento da fé católica, as festas nas quais a sociedade invertia papéis foram sendo alocadas nos períodos anteriores a páscoa e a quaresma, nesse período os cristão poderiam cometer excessos no período, mas depois do início da quaresma, teriam que maneirar seu comportamento.

1c2f7909d7b55c7e29781eb8c39a0547

Durante o período da Idade Média, várias tradições foram sendo disseminadas, com canções, fantasias, inversão de status e papéis na sociedade e brincadeiras, sempre associadas ao período anterior a quaresma e a penitência que seria imposta ao povo.

 

No Brasil, o embrião do que hoje chamamos de carnaval veio com os portugueses, ainda no período colonial. Lá, havia uma festa popular chamada entrudo, inicialmente tinha a participação maior de escravos, e em tal festa as pessoas jogavam água, farinha e ovos umas nas outras.

 

Depois disso, já no século XIX, surgiram os cordões e ranchos, os bailes de salão, em seguida os corsos. No início do século XX as pessoas passaram a desfilar em grupos e enfeitar os seus carros, foi o início do que hoje chamamos de as escolas de samba. E com o tempo, a festa foi se tornando o que conhecemos nos dias de hoje, cada vez maior e mais profissional.

Até a próxima!!

Fontes: Terra, Mundo Estranho, Brasil Escola