Qual foi o maior tubarão que já existiu na Terra??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

tubaraum

Os tubarões são seres que causam medo em muitas pessoas principalmente aquelas que gostam de frequentar as praias, entretanto por mais que o tubarão branco seja um grande predador que possa atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Ele não chega nem aos pés do Megalodon, o tubarão branco gigante, que segundo descobertas é o maior tubarão que já existiu no Planeta Terra.

A primeira vez que se considerou que existisse um tubarão tão gigantesco quanto o Megalodon foi em 1667, na obra do naturalista dinamarquês Nicolaus Steno. Ele analisou vários dentes encontrados incrustados em formações rochosas que, segundo o pensamento das pessoas da época, seriam provenientes de dragões ou cobras gigantescas.

megalodon

Mas foi apenas em 1835 que o naturalista suíço Louis Agassiz deu ao tubarão Megalodon o seu nome científico: Carcharodon Megalodon. Poucos restos mortais do Megalodon foram encontrados, principalmente devido ao fato de que o animal tem esqueleto feito quase que somente de cartilagem e acaba se deteriorando mais rapidamente, sobrando apenas a parte central da medula e os dentes.

Por falar em dentes, estima-se que ele tinha 5 fileiras deles, chegando a contar com 300 dentes na boca, sua mordida foi estimada em 11 a 18 toneladas.

Devido à falta de fósseis mais preservados estima-se que o Megalodon tivesse entre 15 e 20 metros e pudesse chegar a 50 toneladas, entretanto, não se tem certeza absoluta sobre suas dimensões. Pesquisadores estimam que eles viviam por todo o globo, mas se davam melhor nas águas quentes. Aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás ocorreu o resfriamento do planeta e eles acabaram sendo extintos.

Existem muitas teorias que dizem que o Megalodon empregava estratégias de caça. Isso permitia que se alimentassem de presas ainda maiores que ele, como algumas espécies de baleias. Vários ossos fossilizados de nadadeiras e vértebras caudais delas foram encontradas com marcas de mordida que se imaginam terem sido causadas por ataques do Megalodon. Isso demonstra que o animal objetivava imobilizar a grande baleia para depois se alimentar dela.

Até a próxima

Fontes: Mundo Estranho, Mega Curioso