Qual a importância da Lua para o planeta Terra?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

lua

A Lua desperta a curiosidade e o interesse dos seres humanos tanto pela sua influência que tem em relação ao nosso planeta como pelos mistérios que estariam guardados em sua superfície. Mas você sabe qual a importância de nosso satélite para o planeta Terra?

Desde a antiguidade os homens conheciam os ciclos lunares e utilizavam a Lua para os mais diversos fins, apoiando várias de suas atividades nos movimentos do nosso satélite. Outra grande importância da Lua para o planeta Terra é a formação das marés de acordo com o seu movimento. Sem o nosso satélite, não haveria movimento dos mares em nossa superfície. As Marés acabam por afetar de forma positiva vários ecossistemas, sem isso muitos deles não existiriam e muito de nossa biodiversidade também não.

As marés são tão importantes pois os dias seriam mais curtos sem a sua existência, uma vez que elas proporcionam a diminuição da velocidade de rotação da terra. Sem a Lua, um dia na Terra teria entre 15 a 20 horas, além disso, com a Terra girando mais rápido, a atmosfera se moveria com maior velocidade e isso faria com que ventos se tornassem muito fortes e os furacões se tornassem mais fortes e longos.

furacão

Outro beneficio proporcionado pela Lua é o fato de manter a inclinação do planeta em relação a seus pólos em 24 graus, sem ela, teríamos uma inclinação de 85 graus e com isso a vida poderia nem existir.

Por último, mas muito importante é fato de que a Lua é um eficiente escudo contra asteroides e mesmo que a vida pudesse continuar existindo depois do choque de alguns asteroides que ela impede que ocorram, seríamos atingidos muito mais vezes por corpos de diversos tamanhos.

Veja também: O que é a Lua Azul??

Até a próxima!!

Fontes: Alfa do Centauro, Colégio Web, Zenite, Escola Máxima, Gazeta de Beirute