Quem foi Fernando de Noronha??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

fernando2

Muitas vezes nos deparamos com os nomes de lugares onde vamos ou desejamos ir entretanto não sabemos o motivo de terem sido nomeados assim ou quem foram as pessoas que são homenageadas. Fernando de Noronha é o nome de um arquipélago brasileiro pertencente ao estado de Pernambuco, muito apreciado como um popular destino turístico brasileiro. Mas afinal, você sabe quem foi Fernando de Noronha?

Fernando de Loronha, com L, também era conhecido como Fernão de Noronha, mas na verdade acabou passando para a nossa história como Fernando de Noronha, foi um rico português, empreendedor, comerciante e armador, foi o primeiro donatário da capitania da Ilha de São João da Quaresma, que hoje leva o seu nome. Acabou sendo homenageado pois além de ser o seu donatário, ainda foi o financiador da viagem que realizou a sua descoberta.

noronha

Natural das Astúrias, nasceu em 1470, sendo filho de Martim Afonso de Noronha, judeu de nascimento, que acabou por se converter ao catolicismo durante a sua vida com o objetivo de fugir da inquisição. Foi um nobre de grande importância na Corte dos Reis Dom Manoel I e Dom João III.

Foi um dos maiores exploradores de pau brasil da nossa história, obteve da coroa portuguesa o direito de exploração da madeira em nossas terras ainda em 1503. Um dos fatos mais curiosos de sua trajetória foi o de que apesar de ter sido donatário da capitania de São João da Quaresma, que hoje conhecemos como a Ilha de Fernando de Noronha, nunca chegou a pisar no local. Fernando de Noronha acabou falecendo na cidade de Lisboa em 1540.

Até a próxima!!

Fontes: UOL, Brasil Escola, Ilha de Noronha, Tropical Day Dreams