Quem foi Oswaldo Cruz

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

 

Oswcruz

Oswaldo Gonçalves Cruz, mais conhecido apenas como Oswaldo Cruz, foi um dos brasileiros mais notáveis da história, tendo atuado como pesquisador e sanitarista no final do século XIX e início do século XX. Oswaldo Cruz era paulista, nascido em Santa Cruz do Paraitinga em 5 de agosto de 1872.

 

Aos vinte anos formou-se médico, seguindo três anos mais tarde para um estágio no Instituto Pasteur de Paris, em seguida, retornou ao Brasil com o desafio de combater um grande surto de peste bubônica que ocorria na cidade de Santos. Em tal local, constatou que apenas com a utilização do soro adequado é que se podia combater a doença, mas naquela época, a importação era demorada e prejudicial para aqueles que precisavam, por isso, foi o precursor da ideia da criação de uma instalação governamental para fabricá-lo. Nasceu assim, no ano de 1900, o Instituto Soroterápico Federal.

 

Assumiu o cargo de Diretor Geral da Saúde Pública em 1903 no governo do presidente Rodrigues Alves e coordenou a campanha que culminou na erradicação da febre amarela e varíola no Rio de Janeiro.

Revolta_da_Vacina

Em 1904, convenceu o presidente Rodrigues Alves a realizar uma campanha massiva de vacinação na cidade do Rio de Janeiro, a população não gostou da invasão de seus lares e isso ocasionou o episódio que conhecemos como a Revolta da Vacina, episódio que se encerrou com 20 mortes.

 

Também foi convidado pelo empreendedor Percival Farqhar para sanear os acampamentos de funcionários que trabalhavam na construção da ferrovia Madeira Mamoré, pois em tais locais morriam muitas pessoas por doenças.

download (19)

Foi membro da Academia Brasileira de Letras a partir 1913, em 1916 foi eleito prefeito da cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, mas não chegou a encerrar o seu mandato já que faleceu no ano seguinte, vítima de insuficiência renal, com apenas 44 anos de idade.

 

Até a próxima!!

 

Fontes: Fiocruz, Toda Biologia, Info Escola