Um tsunami pode ocorrer no Brasil?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

tsunami

As terríveis imagens do tsunami ocorrido na costa do Oceano Índico, em 2004 e que causou mais de 200 mil mortes, continuam vivas em nossas lembranças. Mais recentemente, em 2011, o Japão também foi atingido por um terremoto seguido de Tsunami, que acabou causando aproximadamente 30 mil vítimas. Mas o que nos perguntamos é: Será que uma catástrofe dessas pode atingir o Brasil?

Historicamente, já ocorreu um tsunami por essas bandas. Ele foi registrado em 1541 na costa do estado de São Paulo, sendo que acabou destruindo a cidade de São Vicente. Não se sabe ao certo o que causou o tsunami, mas após o evento, ficaram os relatos e os documentos produzidos pelos portugueses que aqui estavam.

tsunami1

Os tsunamis do Oceano Índico e do Japão ocorreram devido ao movimento das placas tectônicas, em relação a isso, especialistas dizem que os maremotos que ocorrem na costa brasileira não teriam a magnitude suficiente para causar um tsunami de grandes proporções, como os que ocorreram no oceano Índico e no Japão. Isso se deve ao fato de que as falhas geológicas importantes se situam em locais mais distantes e por isso, seu potencial se dissiparia até chegar aqui.

Mas infelizmente, os tsunamis não são causados somente por maremotos, eles podem ocorrer depois de erupções vulcânicas ou então quando grandes quantidades de material são lançadas ao mar como no caso da queda de um grande asteroide.

Segundo estudos, o risco do momento é que uma erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias, poderia lançar 500 km³ de material no Oceano Atlântico, causando a formação de um mega tsunami que pode atingir o Brasil em aproximadamente seis horas. Aqui os maiores danos seriam observados nas cidades litorâneas das regiões Norte e Nordeste. Modelos criados por especialistas sugerem que a água poderia chegar a até 25 quilômetros litoral adentro.

cumbre vieja

Outros cientistas não acreditam que o vulcão Cumbre Vieja poderia causar tal destruição. Na visão deles, não teria força suficiente para provocar um tsunami com tais proporções. Outros dizem que mesmo que ocorresse, as ondas chegariam ao Brasil muito menores e não teriam a mesma força destrutiva de seu início.

Até a próxima!!

Fontes: Apolo11, Superinteressante, Ciência Hoje, Terra