Varosha – o balneário fantasma

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

varosha

A cidade fantasma que é o tema de hoje, não é propriamente uma cidade fantasma, mas na verdade um bairro de Famagusta, uma cidade localizada na Ilha de Chipre, mas isso não diminui a sua importância, conheça hoje a história de Varosha:

Durante a década de 70, a Cidade de Famagusta foi um dos destinos turísticos mais procurados do Chipre. Com o número crescente de pessoas que a visitavam; muitos arranha céus, hotéis e restaurantes foram construídos por toda a cidade para atender a crescente demanda, e todos viam que a fama da cidade foi crescendo, chegando a receber grandes celebridades do cinema e da música mundial, sendo que um dos locais preferidos de todos era Varosha e a sua linda praia.

Foto antiga de Varosha

Foto antiga de Varosha

Infelizmente, os tempos de prosperidade não duraram para sempre, no dia 20 de julho de 1974, o exército turco invadiu o Chipre, ocupando boa parte da cidade de Famagusta, como é até hoje, quando o exército turco ocupou a área, o acesso ao varosha foi proibido e a partir de então apenas militares turcos e o pessoal da Organização das Nações Unidas pode entrar lá.

varosha2

As pessoas que viviam em Varosha imaginavam que poderiam voltar a suas casas em pouco tempo e acabaram deixando objetos de uso pessoal, roupas, itens de uso doméstico, porta-retratos, fotos, álbuns de família e quase tudo que tinham. Com a passagem do tempo várias tentativas foram realizadas pela ONU e seu conselho de segurança para que o governo turco devolvesse Varosha ao povo cipriota, entretanto o estado turco permaneceu com distrito em seu poder, descumprindo até mesmo uma das promessas realizadas, de que iria realizar a devolução.

varosha4

Tanto quanto em Prypiat, na Ucrânia, a natureza retorna aos poucos é o seu lugar tomando conta daquilo que o homem deixou, como por exemplo os prédios que não tem nenhuma espécie de manutenção e acabam desmanchando aos poucos, atualmente podem ser vistos vários desmoronamentos.

Será que algum dia poderemos rever as lindas praias de Varosha sem as restrições impostas pela guerra??

Até a próxima!!

Veja também: Oradour-Sur-Glane – a cidade fantasma massacrada, outra cidade que foi vítima da guerra, Fordlândia – a cidade de Henry Ford, a nossa cidade fantasma brasileira e Pripyat, a vítima do desastre de Chernobyl, a mais famosa de todas.

Fontes: G1, IG, Blog Cidades Abandonadas