Você tem medo de casar??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

caso rio

Umas fobias são mais conhecidas que outras. Na postagem de hoje falaremos sobre uma fobia que não é tão conhecida, mas que mesmo assim, atinge e traz contratempos a muitas pessoas ao redor do mundo. O tema da vez é o medo de casar, ou como é conhecido cientificamente, a gamofobia.

Parece até brincadeira de pessoas que só querem enrolar os pretendentes com promessas de casamento que nunca se realizam, mas é muito sério, a gamofobia é um medo irracional de casamento que pode ser desencadeado por traumas familiares com casamentos fracassados. Outra motivação bem comum é o medo de assumir de vez uma família e suas responsabilidades, e apesar das brincadeiras acerca do casamento, pode atingir tanto mulheres como homens, sendo, é verdade, mais comum nestes últimos.

O Gamofóbo chega a sentir taquicardia, suar frio, sua respiração fica ofegante e pode sentir até tonturas ou náuseas quando ouve alguma pessoa falar sobre casamento, nem que não seja o seu próprio. Em casos extremos, a pessoa não consegue nem mesmo atender a convites de casamentos de familiares ou amigos por conta do pavor que sente.

caso rio 2

O tratamento, como qualquer outra fobia, inclui o acompanhamento psicológico e psiquiátrico e no entendimento de que uma relação duradoura não se baseia apenas na existência do casamento como os padrões da sociedade ditam, mas em convivência sadia a dois.

A gamofobia foi retratada muitas vezes em livros e filmes ao longo dos tempos, com personagens que sentiam-se desconfortáveis com a ideia de casarem-se, o desfecho da trama, na maioria das vezes, levava esses personagens a aceitarem o casamento.

Você conhece alguém que foge do casamento ou já viu alguém que não consegue nem ouvir falar em casamento ou que é um solteiro convicto?

Veja também: Você tem medo de palhaços??

Até a próxima!! 

Fontes: M de Mulher, G1, Tudo sobre EVA, Folha