3 guerras mais curtas da história

  • por

As guerras são o exemplo maior de como o ser humano está errado na forma como resolve seus problemas apesar de se repetirem entre povos e nações de forma mais ou menos frequentes desde os tempos antigos. Mas mesmo com toda a tristeza e dor que guardam em suas histórias, podem possuir interessantes e curiosas histórias. Assim sendo, no artigo de hoje vamos falar de quais foram as três guerras mais curtas da história.

  1. Guerra entre Índia e Paquistão de 1971

A fronteira entre a Índia e o Paquistão se converteu em uma das áreas mais conflituosas do século XX devido a disputas territoriais entre os dois países. A tensão chegou a níveis extremos e o barril de pólvora explodiu em 3 de dezembro de 1971.

A guerra que ficou conhecida como Guerra Indo Paquistanesa durou apenas 13 dias mas causou mais de 3 milhões de mortes, principalmente entre civis da região do Paquistão Oriental, que ganhou independência a partir de então e passou a se chamar Bangladesh.

  1. Guerra dos Seis Dias

Essa guerra colocou em lados opostos Israel e uma coalizão formada por Síria, Iraque, Egito e Jordânia. Se passou durante os dias 5 a 10 de junho de 1967, fazendo jus ao seu nome. Por fim, deu a vitória e alguns territórios ocupados a Israel.

  1. Guerra Anglo Zanzibari

Essa guerra ocorreu no dia 26 de agosto de 1896 e envolveu a Inglaterra e a pequena ilha de Zanzibar. O país declarou guerra ao Reino Unido, mas apenas 45 minutos e um bombardeio depois, a paz veio com a rendição do sultão Khalid Bin Barghash.

Como saldo do conflito, ocorreram mais de 500 mortes no exército Zanzibari e um ferido do lado britânico. O Sultão se refugiou na embaixada alemã e depois fugiu do país

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Jovita Feitosa – A mulher que tentou lutar na Guerra do Paraguai

Fontes: Vix, Contraditorium, Mundo Estranho