5 países governados do exílio

  • por

Você deve saber que o normal é que um país seja governado a partir de uma sede localizada em seu território, por um mandatário que se encontra ali. Contudo, alguns países não são assim já que tem governos nos quais os mandatários se encontram fora de suas fronteiras. Então, pegue seu globo terrestre e conheça cinco países governados do exílio.

Claro que, como esses governantes se encontram exilados, eles não exercem o verdadeiro poder sobre seus territórios, mas ainda existem aqueles que o seguem e até mesmo são reconhecidos como líderes de seus países por outras nações.

República de Cabinda

Antônio Luis Lopes

A República de Cabinda é um estado localizado no território de Angola e é reconhecida apenas pela Federação dos Estados Livres da África e juridicamente é considerada uma província de Angola. O seu governo é federativo e se encontra exilado na cidade de Kinshasa na República Democrática do Congo.

O Conselho da Coroa Etíope

Haile Selassie

A coroa etíope caiu quando o imperador etíope Haile Selassie foi derrubado em 1974. A partir de então, membros do Conselho da Coroa, incluindo os seus descendentes, passaram a alegar que o imperador era o único chefe de estado legítimo do país, apesar deter sido expulso do país. O conselho atualmente se encontra sediado em Washington, Estados Unidos.

Monarquia do Laos

A monarquia do Laos tem origem no antigo Reino do Laos, que foi formado logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Contudo, em 1975, a monarquia foi dissolvida pelo regime comunista de Pathet Lao e em seguida, enviada ao exílio. Ela permanece contrária à existência da República Democrática Popular do Laos e está sediada nos Estados Unidos.

Monarquia Iraniana

Xá Mohamed Reza Pahlavi

A moderna Monarquia Iraniana data de 1501 tendo sido deposta em 1979 pela Revolução Islâmica. Logo após a morte do último governante o Xá Mohamed Reza Pahlavi o seu filho assumiu o governo no exílio e passou a influenciar o eleitorado iraniano a realizar atos de desobediência civil e não participação em atos governamentais. Contudo, o governo exilado se opõe a qualquer ação militar estrangeira para expulsar o regime. Atualmente a família real reside em Potomac, estado de Maryland, nos Estados unidos.

Tibet

Dalai Lama

De fato, o Tibet é o país mais famoso na lista dos países governados do exílio. Oficialmente, a região se encontra sob a administração da República Popular da China, mas é liderada por Tenzin Gyatzo, o 14º Dalai Lama. A sua política atual defende autonomia e não a independência total tibetana.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Quais foram os 7 maiores terremotos da história e 3 guerras mais curtas da história

Fontes: Listverse, Diplomatic Mission, Info Escola, Today in History