7 fatos que você deveria conhecer sobre Átila, o Huno

  • por

Átila, o Huno, foi um dos mais temidos bárbaros que viveram na Europa durante a idade antiga e seus atos faziam com que aqueles que conheciam sua história tremessem com sua simples menção. Mas nem só de violência e atos bárbaros vive a biografia de um nome como ele, e por isso, é importante contar também algumas curiosidades interessantes sobre a sua vida. Então, no artigo de hoje, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a vida de Átila, o Huno.

  1. Atacando o império romano

Os hunos começaram seus ataques na Europa Oriental em 370 d.C. Em 408 d.C., o império pertencente aos hunos passou a se estender a oeste dos Alpes até o Mar Báltico e a leste dos Alpes até o Mar Cáspio. Em 430 d.C., o tio de Átila, Rua, assumiu a liderança da tribo;

  1. Átila sobe ao trono

O tio de Átila foi o comandante das tribos até 434, ano em que morreu. A partir de então Átila e seu irmão Bleda passaram a dividir a liderança por 10 anos até que Bleda morreu. De acordo com pesquisadores, é muito provável que Átila o tenha assassinado;

  1. Apelido nada lisonjeiro

Devido aos vários ataques e destruição que causou ao império romano, ganhou o apelido de “Flagelo de Deus”;

  1. Origem desconhecida

De acordo com historiadores, os hunos eram uma tribo nômade e que, por isso, tinham uma grande mobilidade em suas tropas. Por outro lado, os historiadores discordam de qual a origem deles.

Alguns estudiosos acreditam que eles se originaram no Cazaquistão ou no povo nômade Xiongnu que aterrorizou a China durante as dinastias Han e Qin.

  1. Bárbaro

O estereótipo romano de hunos bárbaros e sem instrução passa longe da realidade no caso de Átila. Ele nasceu em uma das famílias mais poderosas do norte do Rio Danúbio.

Ele e seu irmão mais velho, Bleda, foram ensinados em arco e flecha, luta com espadas, táticas diplomáticas e militares. Eles também estudaram como montar e cuidar de cavalos. Ademais, ainda podiam ler e escrever em gótico e latim.

Além disso, tiveram experiências diplomáticas ao acompanhar seus tios em reuniões com representantes do Império Romano;

  1. Negociando a paz

A primeira tarefa de Átila à frente do império, quando ainda o dividia com o irmão mais velho, foi negociar a paz com o imperador romano do oriente Teodósio. Por fim, para deixar de atacar as terras romanas, Átila cobrou aproximadamente 350 quilos de ouro por ano na qualidade de tributo. Anos depois, acusou o império romano de não estar pagando a sua parte do acordo e causou o terror nas terras romanas exigindo em seguida o aumento do tributo anual para 1150 quilos por ano;

Átila, o Huno, morto por sua noiva

  1. Morte

Com toda a certeza, você deve imaginar que um guerreiro do calibre de Átila deve ter sido morto durante uma batalha, não é verdade?? Contudo, segundo informações de cronistas da época, ele foi morto pela sua noiva, à facadas.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: É verdade que Nero colocou fogo em Roma??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): History, History Hit, Factinate