7 fatos sobre a Ferrovia Madeira-Mamoré

Ferrovia Madeira-Mamoré

Uma ferrovia maldita que foi planejada no século XIX e que deveria ligar a Bolívia até os pontos de exportação de de seus produtos e que custou milhares de vidas ao longo de sua construção, a Ferrovia Madeira-Mamoré continua sendo um marco de perseverança cortando a floresta no estado de Rondônia. Sendo assim, é sobre ela que hoje trazemos os 7 fatos que você deveria conhecer:

O projeto

A Ferrovia Madeira-Mamoré foi fruto de um planejamento boliviano, fruto da necessidade de escoar sua produção de borracha, por isso, na época, os produtos deveriam ser levados até o Oceano Atlântico, o problema é que para chegar até lá, deveria se passar por mais de 20 cachoeiras entre os rios Madeira e Mamoré. A solução encontrada foi a de construir uma ferrovia que superasse esses obstáculos naturais;

Extensão e tempo de atividade

Possui a extensão de 364 quilômetros e serviu a região até o ano de 1972 quando foi desativada e sucateada;

Ferrovia Madeira-Mamoré

A construção

O planejamento da ferrovia iniciou no ano de 1846, mas ela foi concluída somente em 1912. Tais atrasos deveram-se principalmente aos fracassos das primeiras empresas;

Ferrovia da morte

As doenças e os ataques indígenas assolaram os operários que participavam da construção da ferrovia. Segundo estimativas, é provável que quase seis mil pessoas tenham perdido a vida durante a sua construção;

A primeira locomotiva

A primeira locomotiva a operar na ferrovia sofreu um acidente pouco tempo após iniciar a operar, depois disso foi sucateada e terminou seus dias como galinheiro;

Ferrovia Madeira-Mamoré

Compromisso de governo

De acordo com o tratado de Petrópolis, que encerrou a Revolução Acreana, o governo brasileiro se comprometeu a construir a ferrovia para poder ficar com o território do estado do Acre;

Os fantasmas

Do mesmo modo que outros locais famosos e graças a história da ferrovia e da quantidade de pessoas que faleceram durante a construção, o local da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré ficou sendo considerado pelas pessoas como amaldiçoado. Além disso, por muitas vezes relatam-se ouvir o apito de uma locomotiva ou pessoas indo para o trabalho na construção dos trilhos.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: O que foi a Ferrovia do Diabo e Quem foi Oswaldo Cruz

Fontes: Guia dos Curiosos, Abril, FioCruz, Revista de História